Comunicativo, curioso e ativo, são algumas das características que definem o pequeno Miguel Eugênio Paloschi Rosa, 7 anos, filho de Zulamar de Lurdes Paloschi Rosa e Mario Eugênio Schumann Rosa, que ficou conhecido recentemente como o prefeito mirim de Frederico Westphalen. Sim, um carisma em pessoa!

– Ele praticamente cresceu dentro da empresa Palito Motores, do seu avô Palito e da vovó Hilda. Acredito que apesar de ele já ter essa personalidade dinâmica, foi ali que ele desenvolveu ainda mais essas características. Com três aninhos ele já atendia os clientes, fazia troco dos recebimentos e atendia o telefone. Enfim, ele já gostava de contribuir e estar ativo dentro da loja do meu pai e isso se estendia fora dali. Sempre fez amizade com o pessoal das empresas vizinhas, conversa com todos e tem uma facilidade enorme para interagir com outras pessoas –, contou a mãe, Zulamar de Lurdes Paloschi Rosa. 

A mamãe conta que desde os seus primeiros anos de vida, a atenção de Miguel era voltada para os automóveis, camionetes e carros em geral. “Qualquer carro que parasse na frente dele ou na loja do vô dele, ele sempre dava um jeito de puxar um assunto com o proprietário para conhecer o veículo por dentro, ver como era, como funcionava e, sendo assim, logo aprendeu a conhecer todos os tipos de carros, nomes, marcas e motores”, acrescenta a mãe, que também conta sobre o amor de Miguel por desenhos, que se tornou um dos seus momentos favoritos durante o dia. 

– Por ser muito dinâmico, ele tem vontade de ser várias coisas quando crescer, mas a principal ideia que ele comenta há alguns anos é de criar a “Miguel Turbo”, que é uma loja para vender carros –, destacou o pai Mario, com sorriso no rosto. 

Sete aninhos e infinitos sonhos, Miguel é um exemplo de bom humor e criatividade. Recentemente, Mario e Zulamar contam que ele pôde conhecer mais de perto o trabalho realizado pelo prefeito  de FW, José Alberto Panosso e já falam sobre o futuro do filho. “Miguel fala que além de ser o Prefeito Mirim, quer ser quando crescer, o prefeito da nossa cidade”. 

Tudo começou quando Miguel pediu aos seus pais para conhecer o local onde o prefeito trabalha, a fim de saber mais como e onde ele administrava o município. Ao saber disso, o prefeito Panosso e o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Alessandro Molossi, o convidaram para conhecer o Gabinete. Após essa visita, no dia 23 de julho, Miguel foi até a prefeitura, onde teve o prazer de acompanhar durante um dia, o trabalho realizado, com assinaturas de projetos, visitação em obras, almoços e finalizou o dia participando da solenidade de comemoração de 20 anos da Casa Familiar Rural Santo Isidoro. 

– Nessa oportunidade,  o prefeito deu início ao projeto Prefeito Mirim, dando ao Miguel Eugênio esse título de primeiro Prefeito Mirim de Frederico Westphalen. Esse dia foi muito especial para o nosso filho, ele estava radiante por ter ido com o prefeito aos eventos, foi um dia que marcou positivamente a vida dele. Percebi que depois disso ele passou a ver de outra forma algumas questões da nossa cidade. Ele tem um carinho e admiração muito grande pelo nosso prefeito. Para o Miguel Eugênio significou e significa um aprendizado, uma responsabilidade e amadurecimento bem importantes para uma criança de sua idade e uma alegria enorme. Uma honra para ele e para nós como pais saber que ele é o Prefeito Mirim da cidade onde eu, o pai dele e ele nascemos. Várias pessoas o encontram na rua e dizem “Oi Prefeitinho. Vou votar em você”. E ele fica muito feliz e fica pensando nos projetos que poderá realizar quando crescer –, finalizou Zulamar.