A campanha de vacinação contra gripe encerrou oficialmente no dia 25 de junho com 82,2% de cobertura dos grupos prioritários, mas os postos de saúde ainda possuem doses remanescentes à disposição do público em geral.

Conforme a responsável pelo setor de imunizações da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde, Ana Lanzoni, a procura neste inverno tem sido baixa. “Todos os municípios têm doses para a população em geral”, destacou. A regional abrange 26 cidades do Norte gaúcho: Alpestre, Ametista do Sul, Barra do Guarita, Bom Progresso, Caiçara, Cristal do Sul, Derrubadas, Erval Seco, Esperança do Sul, Frederico Westphalen, Iraí, Liberato Salzano, Novo Tiradentes, Palmitinho, Pinhal, Pinheirinho do Vale, Planalto, Rodeio Bonito, Seberi, Taquaruçu Do Sul, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Passos, Vicente Dutra, Vista Alegre e Vista Gaúcha.

Em Frederico Westphalen, a situação não é diferente dos demais municípios. Em relação a outros anos, a busca pela vacina diminuiu. Ainda há doses no posto central de saúde e nas unidades dos bairros São Francisco de Paula e Jardim Primavera. “Temos muitas doses de vacina ainda. Não temos nenhum caso notificado ou suspeito de gripe A no município”, comentou a enfermeira Rafaela Albarello.

Para se vacinar, é necessário levar Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e documento de identidade. A sala de vacinas do posto central de saúde funciona das 8h às 11h45 e das 13h às 16h45, de segunda a sexta-feira.

A vacina protege contra três tipos de influenza: A H1N1, A H3N2 e B. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, ela é segura e não oferece risco de causar gripe às pessoas, pois contém vírus mortos e fragmentados. No entanto, é preciso renová-la a cada ano.