“De um jeito ou de outro, ninguém é igual”, afirma o diretor de teatro, coreógrafo e ator profissional, Danilo André Gregory, 48 anos, que respira o universo da arte desde muito cedo. 

- Eu já vinha compondo e trabalhando em cima da música. “Isso é ser especial” há algum tempo. Algumas músicas ficam prontas em um único momento, outras são assim, ficam com suas melodias e letras por mais tempo em nossa imaginação. Terminei de compor no mês de fevereiro e, cada vez que a encontrava em um dos meus cadernos, ela me chamava muito a atenção pela originalidade. Certo dia, liguei para minha amiga Rejane Bonadimann Minuzzi, que desenvolve trabalhos com as Apaes regionais há muitos anos, e conversamos sobre a possível participação de alguns alunos no videoclipe -, contou Danilo. 

Após compreender toda a dinâmica do projeto e a importância para a nossa sociedade, Danilo conta que a ideia foi bem recebida e aceita e, dessa forma, todos os municípios de abrangência confirmaram a participação no videoclipe. 

- Participar como diretora executiva deste clipe foi muito importante e inspirador.  Conseguimos ter a participação das 13 Apaes do 2º Conselho da Região do Médio alto Uruguai, e poder ver a empolgação dos alunos foi compensador e o envolvimento com cada família. O envolvimento das equipes das Apaes durante a pandemia foi, sem dúvidas, sobre também tirar o tema da Semana Nacional da Pessoa com deficiência do papel e, com isso, transformamos conhecimento em ação. Além de tudo, os alunos adoraram conhecer o Danilo e gravar no Studio Conexão -, afirmou Rejane.

No geral, participaram do videoclipe da música “Isso é ser especial”, 16 alunos das Apaes regionais, entre elas, Alpestre, Boa Vista das Missões, Cerro Grande, Erval Seco, Frederico Westphalen, Iraí, Jaboticaba, Pinheirinho do Vale, Palmitinho, Redentora, Rodeio Bonito, Tenente Portela e Seberi. 

- Em determinado momento, a música cita que “de um jeito ou de outro, ninguém é igual” e essa é a forma com que ela aborda as diferenças que todos nós temos, o respeito é fundamental e foi lindo demais levar isso para o estúdio. Por vários momentos, durante a gravação, eu não contive a emoção. O que posso dizer é que a música e esses alunos me tornaram um artista mais sensível com a causa e um ser humano muito melhor. Não vejo a hora de disponibilizar o vídeo no meu canal do YouTube e compartilhar com todos um projeto divertido, alto astral, de inclusão social e que reflete a boa energia que compartilhamos durante toda a gravação do clipe -, destacou o compositor. 

O lançamento oficial da música “Isso é ser especial” será realizado no domingo, 22 de agosto, às 13h30, por meio de uma live transmitida no canal do YouTube do cantor e compositor. 

A música também é uma homenagem à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que será celebrada entre os dias 21 a 27 de agosto de 2021, com o intuito de priorizar o desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e discriminação. 

No lançamento oficial, a transmissão contará com a participação do intérprete de Libras, Paulo Henrique Cadoná, para que todos possam sentir e compreender a verdadeira mensagem. 

A letra e a música foram produzidas por Danilo André; a gravação pela Conexão Studios de Frederico Westphalen; arranjo musical de Chiquinho Putzel e produção audiovisual de Ynajara Filmes. 

- Sempre existe uma hora e agora é o momento de entendermos que é de diferenças que a vida se faz. O que eu espero é que, de alguma forma, essa canção possa tocar o público como tocou a mim e a todos os amigos envolvidos neste projeto. Se isso acontecer com uma, duas, ou quem sabe milhares de pessoas, de qualquer forma será incrível -, finalizou Danilo André Gregory.