Ser mãe é passar pelas maiores experiências emocionais que você imagina, mas como algo tão potente que transcende a palavra amor pode ser tão doloroso? A Nave Mãe é um documentário que aborda diversas histórias e visões sobre como cuidar das crianças, o mais novo projeto do cineasta frederiquense Wagner Costa e de sua esposa Maria Gisele, mais conhecida como Gisa Galaverna.

– Esse filme surgiu de algo muito pessoal, ou seja, dentro de alguns questionamentos meus e da minha esposa, com relação à maternidade e, dessa forma, percebemos que precisávamos encontrar outras famílias para entender melhor como elas estavam criando e educando seus filhos. Esse filme retrata as novas gerações, representa o nosso futuro e compreendemos que nós precisávamos passar por essa experiência junto ao filme, assim como mais pessoas precisam ter acesso a esse conteúdo. Foi uma criação muito natural, tanto como pai, como artístico –, afirmou Wagner.

O filme, dirigido por Wagner e Gisa, conta a experiência do casal com relação ao universo materno que será estreado na mostra gaúcha da 49º edição do Festival de Cinema de Gramado.

– Para nós esse filme tem um peso muito especial, mas para mim, em particular, é muito forte. Posso dizer que me expresso por meio da arte audiovisual e quando descobrimos a vinda da Lara, eu só sabia que iria registrar cada momento, mas não estava preparado para tudo que viria. Além de ser uma experiência humana fantástica, percebemos que o olhar do outro era fundamental. Então, o filme acaba ganhando outras histórias que nos enchem de orgulho e mostram uma maternidade e uma paternidade mais próxima das gerações, integrando a parentalidade nas famílias –, expressou o produtor.

Em sua essência, o fi lme representa o amor e a construção familiar de sete famílias e as diferentes formas de ver, viver e educar.

- Gravar a minha esposa e a minha filha e reproduzir em um filme, juntamente com outras famílias tem um peso diferente, mas poder ver ele pronto e sendo aceito em festivais para ser visualizado por outras pessoas, é algo que me deixa extremamente feliz -, acrescentou Wagner.

“Nave Mãe” foi escrito e dirigido por Wagner Costa e GisaGalaverna e conta com um elenco admirável, entre eles, Gisa Galaverna, Lara Costa, Alcemira Cruz, Camile Paz, Cris B. Machado, Lucimar Quadros, Rafael Gerhardt, Inajara Silva, Simone Ribeiro, Érica dos Santos e Vanessa Costa da Silva.

– Eu acredito na arte como forma de expressão, empatia e de algo que nos conecta. Espero que a nossa história e a de todos que participaram do filme, possa trazer uma visão melhor sobre o ser humano na sua base e que possamos acreditar mais no que está por vir –, finalizou.

O 49º Festival de Cinema de Gramado será realizado entre 13 e 21 de agosto e será transmitido ao vivo no Canal Brasil, TVE e estará disponível para assinantes da Globo Play.