Então é Natal, ou melhor, quase! A magia da época mais iluminada do ano se aproxima. É claro que a data representa e tem significados únicos para cada pessoa. Se pudesse resumir um pouco do que ela é para mim, seria mais ou menos assim:  época de renovar sonhos, tirar um tempo para a introspecção, reavaliar tudo o que aconteceu ao longo do ano e agradecer, está aí o principal, gratidão!

Independente do que a data traga de recordações ou te faça sentir, tire um tempo para agradecer. Para mim, o Natal é muito disso! Obviamente, não é só na data que podemos nos propor a esse exercício, mas o momento é oportuno: decoração especial, famílias reunidas, luzes e uma mundo de imaginação que é materializo. 

Em Frederico Westphalen, cidade com pouco mais de 30 mil habitantes é assim. A magia do Natal torna-se realidade no fim de novembro. Domingo, 24, acontece a abertura oficial do Frederico em Luz 2019, que marca o início da sequência de eventos que nos acompanham até o fim de ano. 

A maneira como o evento é preparado na cidade já resume muito do desejamos para a data: união e companheirismo. A produção de todos os detalhes que compõe a decoração da cidade é feita por voluntárias que iniciam o trabalho ainda no início do ano, mais precisamente em fevereiro, com desenvolvimento do projeto e em seguida, em março, com o trabalho efetivo de produção.  

— Frederico em Luz é a expressão máxima de carinho à terra frederiquense. É uma lente focada no futuro, emoldurada na beleza presente. É vida, é alegria, é sensibilidade...—, ressalta a primeira-dama Sirlei Panosso, uma das coordenadoras da comissão organizadora.

Um mundo de sonhos!

 decoração exposta ao longo do Largo Vitalino Cerutti é de encher os olhos e o coração. Peças e cenários recriam histórias e momentos cheios de detalhes. Ali fica grande partes dos enfeites que dão vida ao Natal Frederiquense. O mundo dos sonhos se torna real também na Praça Dom Bruno Madaner, na Rua do Comércio, no trevo de entrada da cidade, na rua Arthur Milani e na Maurício Cardoso.

Esse ano as novidades serão muitas, começando pela famosa Rua dos Arcos, toda restaurada recebe um corredor de árvores de Natal, brancas, cobertas de “neve”, que nos transporta para um universo quase que Europeu! Além disso, ainda mais diversão para as crianças:

— A administração municipal investiu em espaço de interação para as crianças, com seus familiares. Também em elementos de iluminação, possibilitando uma atmosfera de alegria e beleza—, afirma Sirlei. 

Tudo isso feito ainda a partir da sensibilidade das voluntárias de saber reaproveitar e dar uma nova cara e vida para objetos que estão na história do município há mais de 10 anos, por exemplo. Apesar de todos os anos a decoração do Natal na cidade ser única e diferenciada, muitas peças são reutilizadas, por questões de sustentabilidade e economia. 

— O trabalho de restauração acontece sistematicamente, desde o início do ano. Peças são lavadas, restauradas e reutilizadas. Reutilizamos fitas, objetos, caixas. A pintura, o tecido, flores e as bolas assumem cores e nuances diferentes. Há muita preocupação com a preservação dos materiais. Muitas pessoas participam de tal processo, basicamente o ano todo—, explica Sirlei. 

Tudo se resume ao trabalho em equipe, a união de dons e descoberta de talentos. A comissão organizadora, foto acima, é composta por Carmen Binotto Sesti, Nelci Felin, Lisiane Maria de Azevedo Carvalho, Rosane Maria Loose, Eleonora Andreatto, Margarete Haubert, Clenedir da Silva Bisceski, Dalila Reis e pela primeira dama, Sirlei Panosso. Elas contam com um verdadeiro mutirão de pessoas dispostas a ajudar. São todas, juntas, que por trás dos holofotes, dão vida ao Frederico em Luz! Uma característica também evidenciada nas apresentações culturais, desfiles e toda programação.
— O trabalho voluntariado existe da comunidade que se solidariza com a ação, desde a arrecadação de pets e CD’s até a confecção de objetos. Há a doação de colegas em fins de semana e à noite, em grupos e em escalas. Cada um emprestando seu talento—, finaliza Sirlei ao destacar a importância do trabalho de todos.
Entre as atrações da programação deste ano, shows, apresentações artísticas, peças teatrais, corais, desfile natalino etc. Nos shows, dois grandes nomes: Léo Pain e Sérgio Reis.

Leia a matéria completa em nossa versão impressa do Caderno Bella