Com o objetivo de promover a integração entre as comunidades do interior e incentivar a prática de esportes, a Emater e a Prefeitura de Frederico Westphalen – por meio da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer – resgataram um evento que era tradicional no município, e não era realizado há, pelo menos, duas décadas. Tratam-se dos Jogos Rurais, que reuniu cerca de mil pessoas, na comunidade da linha São José, no último domingo, 1º.

Foram realizadas competições durante todo o dia. Após os resultados, se classificaram nos primeiros lugares, as equipes de Vila Carmo – 1º lugar, São Cristóvão – 2º lugar e São João do Porto – 3º lugar.

Além da Emater e prefeitura, Cotrifred, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Unopar, Coopraff, Casa Familiar Rural, Grupo Creluz, Banco do Povo, Sicredi, Cresol e Sicoob são as entidades e órgãos que apoiaram a iniciativa neste ano.

A chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Vera Cancian explica que somada à vontade de retomar um evento que é uma marca para o meio rural, as próprias comunidades estavam solicitando a realização dos jogos.

Pinheirinho do Vale

Na mesma data, em Pinheiro do Vale, foi realizada a 12ª edição do evento, promovida pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura, e reuniu mais de 1.200 pessoas, na comunidade Clube Harmonia.