Ametista do Sul continua seu processo de expansão, com novidades que não param de surgir, especialmente, no setor turístico. Foi inaugurado no último dia 6, o Centro de Mineralogia, localizado na Rua Vereador Jorge Luiz Milani, 1300, bairro Aparecida, tendo como sócios-proprietários, Fabio Paulo Oliveira dos Santos, que é empresário do setor de pedras locais, e sua esposa Leomara Santos, que é formada em Química Industrial e empresária do setor de joias e semi-joias em pedras.

Trata-se de um espaço que conta com mais de 200 amostras de rochas e minerais, sendo 120 delas de variedades diferentes, catalogadas de acordo com sua origem, ocorrência da natureza e fórmula química. “A mineralogia é definida como ciência dedicada ao estudo dos minerais”, explica Fabio.

Entre os atrativos do Centro de Mineralogia, além das diversas amostras de minerais, é apresentada uma visão geral sobre a geologia do sul do Brasil, abordando os principais eventos que levaram a formação dos minerais do município e da região. “Aqui você entenderá tudo sobre os principais tipos de rochas e minerais, sua ocorrência e usos no dia a dia”, detalha o proprietário.

Área externa

Na área externa, há uma trilha de 60 metros de extensão, que leva para um segundo espaço, onde é apresentada a geologia do garimpo. No percurso da trilha, há uma ponte sobre o garimpo, situado aos fundos do local da amostra, onde é possível ter uma visão panorâmica do lugar.

– A ideia do centro surgiu com base na necessidade de passar uma informação científica aos visitantes, porém, com uma linguagem popular. Já trabalhávamos no setor de turismo há algum tempo, e sentíamos que o  público ficava com muita curiosidade sobre os minerais extraídos das minas e comercializados em Ametista do Sul. Há também uma diversidade mineral que é vendida no município, e oriunda de vários locais do Brasil e do mundo. Então, tínhamos a necessidade de divulgar uma informação correta –, detalha o empresário.

Serviço

O que é? Centro de Mineralogia

Onde fica? Em Ametista do Sul, na Rua Vereador Jorge Luiz Bassi, 1300, bairro Aparecida

Horário? 8h30 às 18h, todos os dias

Valor? R$ 10 para a visita completa, incluindo a trilha