A tarde do último sábado, 15, foi marcada pela realização da triagem do 18º Carijinho da Canção Gaúcha. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com coordenação da Secretaria Municipal de Educação, tem como principais objetivos favorecer a revelação de novos talentos, premiar as interpretações destacadas no evento e buscar a integração de jovens artistas no contexto musical do tradicionalismo gaúcho. Nesta edição, em razão da pandemia, a Comissão Organizadora optou por realizar somente a fase local do festival infanto-juvenil. Desse modo, as inscrições foram realizadas somente por concorrentes de Palmeira das Missões, sendo vetada a participação de concorrentes das demais regiões do Estado. 

Dessa forma, a triagem aconteceu no Centro Cultural e contou com um corpo de jurados bastante diversificado, sendo eles: Genuína Dalberto, Isadora Salaberry, João Tadeu Soares, Luís Carlos Campos e Nelson Magalhães. Na ocasião, também estiveram presentes o Vice-Prefeito, Régis Lorenzoni, a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Turismo, Maria Andreia Nerling e a Coordenadora do Depto de Políticas Culturais, Bianca Manfrin.

Regis relatou o esforço da Administração junto a Secretaria de Educação, Cultura e Turismo para promover esse evento tão importante e revelador para a comunidade palmeirense, “o festival é parte da história de nossa cidade, a música tradicionalista, a poesia, o amor do povo por essa terra é a nossa Cultura e vamos mantê-la viva nesse momento difícil’’, pontua. Maria Andreia, por sua vez, destaca que buscam incentivar os jovens e crianças a aprender ainda mais sobre a própria tradição, que é marcante não apenas no município, mas em todo o Rio Grande do Sul.

A audição foi feita na modalidade às cegas, ou seja, os jurados não tinham conhecimento prévio de quem era o intérprete de cada canção, a avaliação foi feita com base no áudio enviado pelos participantes. Assim, foram classificados 8 concorrentes na categoria Piá e 7 na categoria Piazote. A Categoria Piazote teve um intérprete a menos entre os classificados em virtude de não ter fechado o número de inscrições. Com isso, a triagem desta categoria se deu somente na escolha da canção a ser interpretada pelos participantes que inscreveram duas músicas no Festival.

Desta forma estão classificados as seguintes canções e intérpretes:

 

CLASSIFICADOS CATEGORIA PIÁ

Sinceridade - Julia do Amaral Antonini

Cordas de Espinho - Arthur Koch Vieira

Carreira de Campo - Maria Eduarda Ceccon

Da Mesma Canção - Yasmin Caroline do Amaral Gomes

Era Uma Vez - Thayla Amaral Ramires

Carreira de Campo - Geovana Dalcin Stamm

Milonga Abaixo de Mau Tempo - Pedro Henrrique Carl Brock Simões

Carreteando Pensamentos - Anita Rodrigues

 

CLASSIFICADOS CATEGORIA PIAZOTE

Entre Flores e Andorinhas - Manuela dos Santos Costa

Não Quero Viver esse Adeus - Rafael Cichelero Macedo

Pensarolando - Alana Bagolin da Roza

Fios - João Pedro Aragonês Soares 

Grão Após Grão - Maria Eduarda Martins

Cicatriz - Eduarda Mafalda Lencina

Quando o Tempo me olha bem de Perto - Priscilla Först Ribeiro

Em caso de desistência dos classificados ou por descumprimento do regulamento, serão chamados os suplentes na seguinte ordem:

 

SUPLENTES CATEGORIA PIÁ

Quem Sou Eu - Larissa da Silva Fernandes

Rancho de Luz - Antônia Dallazen

Primeiro Romance - Maria Clara de Oliveira Machado

Grão Após Grão - Valentina Dakan Conceição

Anita Garibaldi - Maria Paula Valduga de Araujo e Silva

 

*Por: Prefeitura de Palmeira das Missões