A Semana Nacional do Meio Ambiente iniciou no dia 1 de junho e foi até o dia 5, quando celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. Assim, ao longo da semana inúmeros eventos e fóruns foram realizados como forma de conscientizar ainda mais a população, visando incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação.

No fim desta manhã, a imprensa frederiquense a convite da empresa Adelle Indústria de Alimentos Ltda, esteve em Seberi para conhecer, em primeira mão, a moderna Estação de Tratamento de Efluentes (E.T.E.), que tem como objetivo reutilizar a água e preservar de forma consciente o Meio Ambiente. A estação consiste na captação de toda água em forma de efluentes geradas na indústria, sendo esses, encaminhadas para o tratamento de reciclo.

O sistema de reciclagem conta com uma peneira hidrostática, biodigestores anaeróbicos, sistema de filtragem em estilo Geotube, lagoa anaeróbica, lagoas de estabilização, lagoas rizosféricas e lagoas de acumulação. Após passar por todos esses processos, divididos em cerca de 13 etapas, a água segue o fluxo, e os efluentes são redirecionados a Estação de Tratamento de Água (ETA), onde o processo de reciclagem se completa e reinicia.

Ao todo, o sistema de reciclo conta com 64 dias de retenção em uma área de 27.200,00m² e movimenta um volume total de 63.100,00m³ de efluentes, tendo o apoio de uma empresa terceirizada, que é líder na área de tratamento de água e melhorias de processos. Ainda, uma equipe própria multidisciplinar altamente treinada e capacitada que realiza o tratamento dos afluentes.

Esses padrões atingidos pelo ETE estão em conformidade com os dados do Banco Mundial e com os parâmetros estabelecidos pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM). Haja visto que tanto as lagoas como a água já tratada, são monitoradas semanalmente por meio de análises feitas na própria empresa e mensalmente por laboratório credenciado pela entidade.

Com todo esse processo, a Adelle contribui efetivamente de forma consciente o seu papel na sociedade em defesa da qualidade e da preservação do Meio Ambiente, comprovando que é possível gerar emprego e renda, em parceria com o Meio Ambiente.

Um dado muito importante é referente a quantidade de água. Diariamente o frigorífico consome cerca de 1 milhão de litros/dia em sua produção, valor que daria para abastecer todo município de Frederico Westphalen. Fica evidente assim, a importância de se reutilizar a água da indústria.

Confira a reportagem completa na nossa edição impressa da próxima sexta-feira, 14.