Na quarta-feira (21), pancadas fracas e isoladas de chuva foram registradas em diversas regiões do Rio Grande do Sul. Foi o caso da Serra, da Região Metropolitana, do Litoral e das regiões central e sul do RS. Porém, de acordo com a Somar Meteorologia, as precipitações foram passageiras, sem representar acumulados significativos. Enquanto isso, nas demais áreas, o tempo ficou firme, com sol entre poucas nuvens. 

Este cenário não muda muito nesta quinta-feira (22). Segundo a Somar, o sol até chega a aparecer em todo o território gaúcho, mas, durante a tarde, há condições para chuva fraca e isolada na Região Metropolitana, na Serra, no Litoral, na Campanha e na região sul do RS. Nessas áreas, rajadas de vento de até 60 km/h também podem ser registradas. No restante do Estado, o tempo tende a ficar firme ao longo de todo o dia. Inclusive, no extremo norte gaúcho e na região noroeste do RS, há risco de a umidade relativa do ar ficar abaixo de 30% — condição que exige atenção por representar riscos à saúde. 

A temperatura máxima desta quinta prevista para Pirapó, no noroeste gaúcho: 36°C. Em Porto Alegre, a variação térmica fica entre 18°C e 26°C. Em Frederico Westphalen, vai variar entre 18ºC e 32ºC.

Na sexta-feira (23), a tendência é de que a instabilidade ganhe força, com possibilidade de chuva forte, desde o período da manhã, na Campanha, na Fronteira Oeste e no sul do RS. À tarde, a previsão é de pancadas moderadas para Região Metropolitana, Litoral Norte, Serra e regiões central e noroeste do Estado. Apenas no norte gaúcho o tempo fica firme, com sol entre nuvens. 

As temperaturas oscilam na mesma faixa das registradas no dia anterior. A máxima da sexta é esperada em Porto Xavier, no noroeste gaúcho: 35°C. Na Capital, os termômetros variam entre 18°C e 28°C.

*Com informações da Gaúcha ZH