Frederico Westphalen mais uma vez foi bem representado pelo clube Magia da Patinação, que contou com a participação de três atletas a nível nacional. Numa bela execução de passos, levantamentos, saltos, giros e interpretação da música, a dupla Bernardo Binotto e Julia Frizon, que participou na modalidade livre mista, trouxe a medalha de ouro, enquanto Luisa Vitalli, outra vitoriosa, conquistou o nono lugar na categoria livre até 12 anos.

A preparação dos atletas vem desde 2015, mas foi nestes dois últimos meses que o treino foi intensificado. Desses, quarenta dias foram sem orientação técnica, pois o técnico do clube precisou ausenta-se por ter sofrido um trauma. Mas a garra, determinação e vontade de participar fez com que os três patinadores treinassem com muita seriedade e compromisso, abdicaram dos fins de semana e passaram horas no ginásio treinando, apoiando-se mutuamente e com o apoio incondicional dos pais, que acompanharam cada treino, cada queda, cada lágrima de desabafo diante das dificuldades. 

Os atletas assumiram o compromisso de representar o Clube Magia da Patinação e a cidade de Frederico Westphalen-RS, e se empenharam ao máximo para conseguir este resultado. O Campeonato Brasileiro não acontecia no Rio Grande do Sul desde 2006. A sede escolhida este ano foi a cidade de Venâncio Aires, tendo sido dez dias de muita competição e emoção. Participaram 40 clubes de diversas cidades do Brasil, nas várias modalidades deste esporte.