O grupo Mexa-se pertence a secretaria municipal de saúde de Frederico Westphalen e está diretamente ligado a prefeitura municipal. O projeto nasceu com a necessidade em buscar fatores, a fim de envolver as equipes de saúde, agentes e comunidade em geral, os quais estão, diariamente, ativos em trabalhos preventivos para com o município.

Ativo a quase dois anos, o grupo tem como foco principal à conscientização e mudança de hábitos diários. Pequenas mudanças cotidianas são extremamente importantes para uma vida mais saudável. Os cuidados com a alimentação aliados à pratica de atividades físicas regular e hidratação correta possibilitam equilíbrio entre a mente e o corpo e é fundamental para alcançar a tão sonhada longevidade.

O Mexa-se promove encontros semanais no Salão do Sindicato do Trabalhadores Rurais de FW, todas as quartas-feiras com início as 15h. Os encontros são abertos para toda a comunidade, preferencialmente ao público feminino, sem fins lucrativos.

Além das equipes do posto de saúde Ayres Cerutti, as quais são responsáveis pelo funcionamento dos grupos, o projeto conta com o apoio da URI-FW, a qual disponibiliza alunos e professores de diversas áreas, como educação física, nutrição, fisioterapia, enfermagem e psicologia, os quais incentivam, ainda mais, na busca por uma qualidade de vida diferente.

Para participar é obrigatório que cada participante preencha uma ficha com seus dados pessoais e apresente referências médicas caso faça uso de medicamentos contínuos, bem como se sofre de algum agravante, como pressão arterial alta, problemas cardíacos, diabetes, etc. “Queremos conhecer cada um, para assim melhor cuidá-los. Tudo é organizado e pensado para que esse momento de convivência seja agradável e se sintam motivadas a continuarem participando”, enfatiza Patrícia Santos, Agente Comunitária de Saúde.

As atividades vão desde alongamentos a caminhas ao ar livre. Também é realizado atividades com bola, circuitos funcionais e dança. No entanto, é importante ressaltar que cada atividade é pensada e desenvolvida por um profissional apto, levando sempre em consideração primordial o bem-estar dos participantes.

O cronograma mensal, além das atividades físicas, separa um dia do mês, a fim de proporcionar aos alunos palestras educacionais com diversos temas relacionado aos cuidados com a saúde. E ao final de cada encontro, os componentes são convidados a partilharem de um lanche com frutas frescas e/ou águas saborizadas.

- É importante destacar que a administração municipal presta total suporte ao projeto. Os quais estão sempre prontos a ouvir nossas necessidades, o que é fundamental para que o grupo permaneça – sinalizou Patrícia.

O Mexa-se estará de volta as atividades na segunda quinzena de fevereiro de 2020. Para maiores informações contate Patrícia Santos, Agente Comunitária de Saúde e também responsável pelo programa. Celular para contato: (55) 9 9716-1393.