O município de Pinhal vivenciou na manhã desta terça-feira, 8, um momento muito especial de fé e santidade, em honra à Nossa Senhora da Imaculada Conceição, a qual, é celebrada no dia de hoje como a festa litúrgica da Igreja Católica. Juntamente a isso, às 9h, foi realizada a cerimônia de instalação da paróquia e a posse do primeiro pároco, padre Ilídio da Rosa de Azevedo, 51 anos, natural de Macaé (RJ), o qual, atuava em São José das Missões.

- Agradeço a presença de todos neste momento tão especial na nossa recém-criada paróquia e pedimos a Nossa Senhora da Imaculada Conceição para que nos ilumine e interceda por toda a comunidade. Passamos por alguns percalços, mas com a graça de Deus vamos sempre levantar e ir a diante. Pinhal é um povo muito acolhedor e que estava empenhado para que esse dia acontecesse da forma que todos sonharam -, compartilhou o pároco, Ilídio da Rosa de Azevedo.

A Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição estava vinculada há 72 anos à Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, de Rodeio Bonito, bem como suas respectivas comunidades.

- Tenho muita gratidão a Deus por esta caminhada vivenciada ao longo desses 72 anos em que a comunidade de Pinhal pertenceu a nossa Paróquia, a qual, faço parte há 21 anos. Então hoje é um momento de agradecer ao povo e que nesta nova caminhada, sejam agraciados com a graça de Deus, acolhendo o novo pároco Ilídio que irá conduzir os trabalhos juntamente a Capela de Pinhal. Tenho certeza que ele irá conduzir os trabalhos pastorais de acordo com a proposta da Igreja, pois ele tem este espírito e irá contribuir muito com a comunidade -, destacou o cônego da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Rodeio Bonito, Paulo kempka.

Há mais de uma década, a comunidade pinhalense esteve empenhada para arrecadar recursos para que a Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição se tornasse uma paróquia e segundo a coordenadora do conselho comunitário da capela, Gilseia Maria Rigon Câmara, essa é uma conquista de todos os moradores da cidade.

- Hoje é um dia muito especial, pois celebramos e coroamos com muita alegria um grande sonho que estava sendo construído por toda a nossa comunidade há mais de 10 anos. Então nos preparamos ao longo de anos e após analisar a situação da nossa Capela, buscamos o padre Paulo Kempka e partir disso, elaboramos o processo juntamente a Diocese, onde se comprovou as condições necessárias para a instalação da paróquia e conquistamos o tão sonhado ‘sim’ do nosso bispo. Além da celebração, também entregamos o carro que estará disponível ao padre e a casa paroquial que está quase cem por cento pronta – afirmou a coordenadora.

Diversas ações e campanhas foram realizadas ao longo destes anos com o empenho da comunidade e da Administração Municipal e também, com doações de entidades e empresas, bem como, a Creluz e cerca de 400 membros da comunidade.

- A paróquia é o sonho mais antigo do nosso município e com certeza, a instalação oficializada hoje é muito importante para todos nós, pois teremos diariamente um padre que estará convivendo com a comunidade. Somos muito gratos pela Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes e por todos os padres que nos atenderam até este momento e hoje é uma celebração de muita fé. A partir de agora, nós precisamos, enquanto comunidade e cristãos, fazermos a nossa parte para darmos vida a paróquia -, frisou o Prefeito Municipal de Pinhal, Edmilson Pelizari.

A celebração da missa foi realizada pelo Bispo Diocesano, Dom Antônio Rossi keller, o qual, acompanhou a caminhada percorrida por toda comunidade para então, oficializar a instalação paroquial, a posse do padre Ilídio da Rosa de Azevedo e a homenagem a Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

- A comunidade de Pinhal ansiava muito por este momento e chegou o momento tão esperado, onde a comunidade se sente responsável e capaz de assumir este compromisso, pois existem diversos detalhes com relação a estrutura que precisam ser levados em consideração, antes de se criar uma paróquia. Aqui em Pinhal a comunidade é muito unida e ativa e tudo se encaminhou bem para que esse dia acontecesse e para que pudéssemos estar aqui com muita alegria. A devoção a Nossa Senhora da Imaculada Conceição é muito forte para o povo pinhalense, pois também é a padroeira da capela, então a celebração de hoje é ainda mais especial, comemorando o dia da Nossa Senhora, a posse do primeiro pároco e a instalação da paróquia –, compartilhou o Bispo Diocesano, Dom Antônio Rossi Keller.

Confira a transmissão completa no vídeo abaixo: