Platter Formaggi significa tábua de queijos, um alimento derivado do leite que é produzido em uma ampla gama de sabores, texturas e formas. Com o propósito de remeter ao produto ofertado em seu estabelecido, nasce uma nova marca em Ametista do Sul, a Platter Formaggi, na Linha Curta, em anexo a Ametista Parque Museu.

A empresa é uma sociedade de um casal jovem e empreender, Paola Lissak, 25 anos, natural de Erval Seco, e Túlio Buzatto, 25 anos, natural de Seberi. 

- O queijo é o nosso principal produto e, por isso, pensamos com muito carinho e cuidado o nome do nosso empreendimento. Queremos trazer ao cliente a possibilidade de comer deliciosos queijos em qualquer lugar, seja ele em casa, em nosso estabelecimento, ou em nossos parceiros do Parque, afinal, saborear bons queijos não exige hora nem lugar -, contou a sócia, Paola.

O pontapé inicial foi no dia 26 de dezembro de 2020, em um encontro familiar e, naquele momento, a ideia parecia ser distante e um tanto maluca, relatou Túlio. No entanto, o que parecia ser impossível, começou a ganhar forma nos últimos meses, pois não faltaram esforços deste casal sonhador. Túlio e Paola foram atrás das alternativas, encontraram soluções e tiraram a ideia do papel. Passaram-se cinco meses e o resultado foi esse, um lugar aconchegante, acolhedor e qualificado no ramo. 

- Após a ideia inicial, colocamos em prática o projeto para executá-la. Contamos com ótimos profissionais ao nosso lado, juntamente com o apoio das nossas famílias para que tudo desse certo. Nossa marca tem o propósito de trazer aos visitantes uma experiência exclusiva, atrelada à energia das pedras e a magia de estar a mais de 50 metros abaixo do solo, uma sensação única -, frisou Túlio.
 Paola é nutricionista, apaixonada pelos alimentos e pela qualidade de vida. Já Túlio vem de uma família que trabalha com laticínios, ou seja, o manejo com os queijos já vem de berço. O casal, literalmente, juntou o útil ao agradável e assim nasceu a Platter Formaggi. 

Primeira Casa de Queijos subterrânea

No exterior, o envelhecimento do queijo em furnas subterrâneas já vem sendo realizada nos últimos anos, no entanto, a Platter Formaggi é a primeira casa de queijos com comercialização subterrânea no Brasil. É isso mesmo, aqui do ladinho da “nossa casa”, Ametista do Sul se destaca mais uma vez na cultura e no turismo. 

- Tivemos o privilégio de conhecer esse espaço magnífico e colocar nossos sonhos em prática -, disse Túlio. 

Produtos

Além dos queijos, a Platter Formaggi oferece uma imensa variedade de acompanhamentos, como geleias, com receitas exclusivas e produção própria da Platter, doce de leite, molho pesto, iogurtes 0% lactose, torradinhas próprias para queijos, produtos de ovelha 0% lactose, diretamente da Casa da Ovelha de Bento Gonçalves, Serra Gaúcha.

- Nossos produtos são todos de excelente qualidade. Procuramos trazer às pessoas, os produtos da nossa região, a fim de valorizar o que temos de melhor, e também produtos premiados nacionalmente, pois nossos clientes merecem qualidade. Nossas deliciosas platters são servidas em pedras ametistas, o que proporciona ainda mais sabor e energia aos queijos -, destacou Paola. 

O horário de funcionamento será realizado de segunda a domingo, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Os sócios também destacam que não é necessário reserva, basta visitar o Ametista Parque Museu e desfrutar de todas as belezas desse lugar. 

- A Platter vai muito além da venda de queijos, nosso propósito é ofertar aos visitantes essa experiência única abaixo de 50 metros do solo. Já estamos com outras ideias que serão colocadas em prática o quanto antes. Almejamos receber cada vez mais turistas e o público da nossa região para desfrutar de um passeio incrível -, finalizou Paola.