A terra pode agir no corpo humano beneficiando a beleza e a saúde. Estética, dores, inflamação e até tumores podem ser tratados com as propriedades da terra na forma de argila ou lama. 

Conforme especialistas, uma das características mais notáveis da argila é a capacidade de atingir a área do corpo onde é mais necessário. Por isso, ela é uma substância quase universal para o tratamento de doenças e um agente de desintoxicação e de regeneração física.

Para o naturopata clínico científico, Valdeci Canssi, a argila pode auxiliar no tratamento de flacidez da pele, diabetes e até tumores cancerígenos. “Utilizamos a cataplasma de argila mais um chá indicado. É muito eficaz”. 

As propriedades da argila variam conforme a cor. A branca, por exemplo, é indicada para tratar tumores por ser rica em silício. “Existem microelementos que são mais recomendados para um tipo de tratamento que outro”, afirmou. 

Com poderes medicinais, a argila retirada do poço na cidade de Iraí possui ação antirradicais livres, anti-inflamatória, antipruriginosa e de estímulo ao sistema imunológico. “Pessoas mais jovens buscam tratamento em argila para esfoliação, alergia e micose. A argila possui ferro e enxofre matando as bactérias. Já pessoas idosas se interessam mais em aplicações para dores reumáticas”, declarou a responsável pela lamaterapia do Balneário Osvaldo Cruz, Júlia Rodrigues. 

A terapia pode variar entre aplicação por todo o corpo ou em parte dele. Para aqueles que optam por fazer aplicações em casa para dores de garganta ou cólica, por exemplo, a advertência é não deixar secar a argila. Depois de seca, ela devolve as toxinas para a pele. Outro alerta é nunca aplicar sobre ferida aberta. Já a máscara de argila é indicada para todos os tipos de pele.

Máscara 

Duas colheres de argila. Acrescentar água deionizada até formar uma massa consistente. Aplicar no rosto com um pincel, da bochecha para as orelhas. Deixar por 30 minutos. Lavar o rosto com água.

Observação: É recomendável lavar o rosto antes da aplicação da máscara. Não deixar secar a argila. Depois de seca, ela devolve as toxinas para a pele.

Propriedades das argilas

Branca: possui um pH muito próximo ao da pele e seus principais benefícios são: clarear, absorver oleosidade sem desidratar, suavizar e cicatrizar.

Verde: sua coloração deve-se à presença de óxido de ferro associado a outros minerais. Combate edemas, tem ação secativa, antisséptica, bactericida, analgésica e cicatrizante. Indicada para as peles oleosas e acneicas.

Cinza: contém aproximadamente 60% de sílica, o que faz que tenha grande afinidade com a água, sendo muito eficaz para inchaços e edemas. Tem pH mais alcalino, por isso é secativa e absorvente, ideal para peles oleosas.

Gislene Goulart