Há alguns dias repercutiu na região, a obtenção do Selo Diamante pela Sala do Empreendedor de Frederico Westphalen, distinção concedida pela Fundação Nacional da Qualidade e Sebrae RS, durante a 30ª Mercopar, em Caxias do Sul, considerada a maior feira industrial da América Latina. O Selo Diamante foi novidade desta edição do certame, que prevê as certificações nas categorias Bronze, Prata, Ouro e agora Diamante.

Mas por que a Sala do Empreendedor conquistou essa honraria? Quais os critérios que são levados em consideração para obter-se a distinção que colocou o serviço de Frederico Westphalen como referência no Rio Grande do Sul?

Para conquistar a nova categoria Diamante, foi preciso alcançar o Atendimento Avançado +, atendendo os 24 requisitos solicitados no processo de certificação das Salas e com todos os atendentes terem concluído o Curso Online – Capacitação dos Atendentes da Sala do Empreendedor – disponível no site do Sebrae RS. O responsável pela Sala do Empreendedor também deverá ser de carreira, nomeado e já ter concluído algum curso de capacitação que aborde a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

– No dia a dia, a Sala do Empreendedor proporciona inúmeras ações, que vão ao encontro aos anseios dos empreendedores. Neste período de pandemia, oferecemos informações importantes, também por meio de lives do projeto Sua Empresa Conectada. O objetivo da Sala do Empreendedor é facilitar e desburocratizar a vida dos empreendedores, orientando sobre a abertura, funcionamento e formalizações, entre outros serviços –, explica a coordenadora da Sala do Empreendedor de FW, Sidonia Vendruscolo Raimondi.

Além dos recursos de formalização dos MEIs, emissão de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e elaboração da Declaração de Faturamento Anual, o empreendedor pode usufruir dos espaços coworking e conectado. O coworking pode ser usado pelo empreendedor para atendimento ao cliente, realização de treinamentos, curso online, reuniões, entre outras finalidades. Já o espaço conectado possui computadores com acesso à internet e impressora para uso gratuito, para o MEI que precisa emitir nota fiscal, guia DAS ou imprimir algum outro documento.

Desde a abertura do espaço, em setembro de 2018, a Sala do Empreendedor já realizou mais de 20 mil atendimentos, o que equivale a uma média mensal de, aproximadamente, mais de 500 atendimentos mensais, além da abertura de 1.011 MEIs.

Atendimento especial

No próximo dia 23, um sábado, para comemorar o mês do empreendedor, bem como a conquista do Selo Diamante, a sala vai atender em horário especial, das 8h30 às 12h, com algumas ações que serão divulgadas nos próximos dias.

– Estamos à disposição da população para realizar a formalização, emissão de guias e declaração de faturamento, auxílio para emissão de nota fiscal, emissão de alvarás e certidões municipais, orientação jurídica, entre outros serviços, além de um espaço para tirar todas as dúvidas do empreendedor”, finaliza Sidonia.