Uma técnica que vem conquistando o público feminino nos últimos anos é o preenchimento labial, um procedimento estético que tem como propósito aumentar o volume e delinear o contorno labial. Segundo Natalia Ariéli Fontana, cirurgiã-dentista capacitada em Harmonização Orofacial, o procedimento é realizado por meio da aplicação de um produto biocompatível que é injetado no lábio superior e inferior.

- Todo o procedimento é feito sob efeito de anestesia local, portanto, o paciente não sentirá dor durante a aplicação. Após 15 dias, o paciente deve retornar para uma nova avaliação, para analisar a necessidade ou não de retoque do produto -, explicou Natalia.

O preenchimento labial é indicado para pessoas maiores de 18 anos, no entanto, a profissional destaca que é fundamental que antes do procedimento seja efetuada uma avaliação para verificar a condição de saúde do paciente.

- Passando por uma avaliação detalhada, é possível orientar o paciente sobre o resultado da aplicação. Lembrando que, caso o paciente considere que seu lábio ainda está muito fino ou pequeno após o procedimento, é possível acrescentar mais produto no dia do retoque. É importante ressaltar que caso o paciente não goste do resultado, também é possível eliminar todo o produto através do uso de um antídoto chamado de Hialuronidase -, afirmou a cirurgiãdentista.

Produto

O procedimento é realizado com ácido hialurônico, um composto que já se encontra presente no organismo humano, mas que, com o passar dos anos, vai sendo degradado, causando uma falta de sustentação, preenchimento e hidratação da pele.

- Existem muitas dúvidas se o procedimento demora ou não para ser realizado. O tempo varia conforme a quantidade que será aplicada e também da complexidade do caso, mas, de um modo geral, não é um procedimento demorado. Outra dúvida constante é sobre a durabilidade do produto, que depende da marca utilizada e também de fatores ligados ao organismo do paciente. No entanto, geralmente o produto permanece nos lábios por cerca de 6 a 12 meses. O pós-operatório é tranquilo, mas é claro que envolve alguns cuidados necessários como, por exemplo, não usar cosméticos e maquiagem na região onde o produto foi aplicado, não realizar exercícios físicos e não se expor ao sol durante algumas horas após o preenchimento -, destacou.

Além de estimular a produção de colágeno e aumentar a hidratação dos lábios, o preenchimento labial pode influenciar no aumento da autoestima do paciente, já que pode refletir positivamente na harmonia do seu rosto.

- É muito importante procurar um profissional capacitado, pois somente assim você estará garantindo melhores resultados e maior segurança sobre o seu rosto e sua saúde -, finalizou a profissional.

Sobre a profissional

Cirurgiã-dentista da Oral Brasil de Frederico Westphalen, especialista em Harmonização Orofacial (botox, preenchimentos faciais, microagulhamento e lipo enzimática de papada).