Prática que vem ocorrendo nos últimos anos, a Amzop realizou mais uma reunião de trabalho durante evento tradicional na região. Nesta quinta, 15, foi em Erval Seco, durante a 35ª Mateada, reunindo prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais. Já na abertura do encontro, o presidente da entidade Gilmar da Silva, prefeito de Ametista do Sul, concedeu a palavra ao prefeito anfitrião, Leonir Koche, que agradeceu a presença dos colegas, fez um relato do que tem feito na condição de gestor de Erval Seco, e convidou a todos para que prestigiassem a 35ª edição da Mateada, que busca a cada ano revitalizar a cultura do Estado, bem como fortalecer o comércio e a indústria locais.

Em seguida, o presidente discorreu sobre temas relacionados a sua última ida a Brasília, com foco especial ao Programa “Mais Médicos”, que após paralisação foi retomado, mas que ainda não contempla os municípios na proporção necessária. Outra questão preocupante, igualmente na área da saúde, é promover que a região tenha atendimento no setor de Oncologia, em Frederico Westphalen, uma vez que atualmente os pacientes precisam ser deslocados a Erechim, algo quase desumano devido à distância e a demora nas filas de espera.

Também estiveram presentes, dois representantes da Agergs- Agência Gaúcha de Regulação. O conselheiro Isidoro Zorzi explanou sobre a finalidade da entidade, suas atribuições e forma de atuação. Os prefeitos cobraram a atuação da Agergs de forma mais consistente na efetiva fiscalização de alguns órgãos do governo estadual com ação nos municípios, especialmente a Corsan.

Já o presidente da Famurs e prefeito de Palmeira das Missões, Eduardo Freire, detalhou aos colegas o trabalho que vem sendo realizado junto aos governos, visando a liberação de recursos para obras que contemplem a região de forma abrangente, bem como no sentido de promover maior participação das mulheres na política.

Por fim, representantes da Comaja relataram suas experiências da implantação de iluminação Led, o que tem propiciado redução de custos com energia, melhor luminosidade e uniformização. Em seguida, os gestores municipais foram deslocados para o local da Mateada, quando ocorreu a abertura oficial e jantar de confraternização.

*Com informações da Ascom Amzop