Foram dois anos de espera para que o Carijo da Canção Gaúcha pudesse ser, novamente, realizado em seu formato tradicional. Gaúchos e gaúchas de todas as querências se preparam para aquele que é considerado, hoje, o maior festival de música do Rio Grande do Sul, já que, tirando o período de pandemia, ele nunca deixou de ser realizado desde a sua primeira edição.

O Parque Municipal de Exposições Tealmo José Schardong, em Palmeira das Missões, vira uma verdadeira cidade de lonas, onde o fogo de chão de cada galpão só se extingue no fim da noite do domingo, quando os últimos sons de gaita e violão também se encerram. Só quem tem a oportunidade de acompanhar o festival consegue mensurar a grandiosidade da programação. É um tributo à cultura do Rio Grande, mas também é um encanto para encher os olhos, o coração e acalentar os ouvidos.

A programação oficial conta com a participação de inúmeros artistas, instrumentistas e músicos, além do público, que deverá prestigiar todas as rondas, bem como a programação paralela. São esperadas milhares de pessoas para os cinco dias de evento. Neste ano, uma das novidades será o 1º Carijo em Dança, festival de dança tradicionalista, que envolve os CTGs do Estado.

Conforme a comissão organizadora, todas as atividades serão gratuitas, já que o financiamento do evento se dará através da Lei Rouanet e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, além de recursos próprios da prefeitura. A produção do Carijo está a cargo de três produtoras culturais, que têm por função garantir a execução das atividades, seguindo as orientações deliberadas pela organização do evento, a qual segue no comando técnico e cultural do Carijo.

 

 

Atrações

Como de costume, acontecerão apresentações de artistas do cenário nacional e regional. No Palco Paralelo, as atrações são Patrick e Davi; Iberê Martins e Los Companheiros.; Jairo Lambari e Grupo Rodeio. Já no Palco Principal estão confirmados Yangos e Lucio Yanel; Chiquito e Bordoneio; Quarteto Coração de Potro e Família Guedes. O show de encerramento fica por conta da dupla Kleiton e Kledir.

O Festival infanto-juvenil Carijinho da Cancão Gaúcha volta repaginado. Além das categorias Piá e Piazote, uma nova faixa etária será incluída dando origem à categoria Piazito. A noite do dia 25 será dedicada, exclusivamente, para o Carijinho e contará com o show de abertura de Tuny Brum e show do intervalo com Julia Antonini.