Os resultados do trabalho de combate ao tráfico,realizado pelo 37º Batalhão de Polícia Militar (37º BPM) de Frederico Westphalen já podem ser mensurados. Em última atualização dos indicadores criminais da Secretaria Estadual de Segurança Pública é possível verificar que o número de prisões realizadas por tráfico de drogas já é maior do que todo o ano de 2019.

Em 2019 foram 27 pessoas presas por este delito, enquanto em oito meses de 2020 (dado mais atualizado), já foram detidas 33 indivíduos. O número de prisões por posse de drogas também está próximo de ser maior do que o ano anterior. Até o momento, são 125 detenções por posse de entorpecentes, enquanto em 2019 foram 179.

O atual comandante do 37º BPM, major Carlos Alberto Aguiar Júnior explicou que são vários fatores que influenciam para que estes números sejam positivos, inclusive a pandemia.

– As operações estão cada vez mais regulares. O trabalho de inteligência é muito importante nesses casos, além da integração com a Polícia Civil. A pandemia também auxiliou, o fato de deixar mais claro as pessoas que se envolvem com esse tipo de delito. É um conjunto de todos os fatores, – destacou.