Na noite desta quinta-feira (5), a Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) emitiu um alerta para os municípios da Fronteira Oeste que são banhados pelo Rio Uruguai. 

Conforme o sistema de monitoramento estadual, o rio está respondendo às chuvas que ocorreram nos últimos dias na região da divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e, devido a isso, a elevação iniciada na região está se propagando para as regiões inferiores da bacia.

O sistema aponta que as cidades de Alegrete, Porto Mauá e Iraí apresentam cotas de alerta. Já nas cidade de Itapiranga, Encruzilhada II e Vila Canoas, há cota de inundação, o que representa maior risco de alagamentos. 

Conforme boletim da sala de situação, a sexta-feira (6) começa com chance de nevoeiros nas regiões Central, dos Vales e da Região Metropolitana. As temperaturas devem ser amenas na maioria das regiões, ficando mais baixas na Serra. Ao longo do dia, com a intensificação da massa de ar seco, de origem polar, o tempo firme predomina sobre o Estado, com sol e nuvens.   

*Com informações da GZH