Com o objetivo de dinamizar o desenvolvimento da região do Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea, em cooperação com instituições e empresas chinesas, a ADMAU está realizando uma prospecção de mercados e negócios chineses, trabalhando na atração de investimentos e realização de intercâmbios. A ideia é participar em 2022, nos dias 18 a 20 de maio, do Salão Internacional da Agricultura, em Shanghai.

A feira é umas das mais importantes no país e proporciona aos visitantes brasileiros possibilidade de negócios, além de atrair investidores chineses para a região. Segundo Milton Pomar, diretor da Per Capta, consultoria que trabalha a relação da China no Rio Grande do Sul desde 2004, é uma oportunidade de se relacionar com um país referência, o que irá contribuir para o desenvolvimento regional.

A possibilidade de viagem em comitivas acontece em todos os os estados brasileiros, o Rio Grande do Sul estaria representado pela região Médio Alto Uruguai. A ADMAU, espera que cooperativas de produção, comercialização e crédito, associações, empresas agropecuárias e agroindústrias, profissionais liberais, universidades e institutos federais da região, motivem-se a participar da feira em 2022, levando amostras de produtos, portfólios e projetos visando atrair investimentos, e a realizar roteiro de visitas em cidades chinesas.

Para viabilizar a participação da região no SIAL, os representantes da ADMAU estão em diálogo com entidades públicas e privadas dos municípios de Sarandi, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen, Iraí e Ametista do Sul. Até o dia 10 de dezembro estará concluída a proposta do Planejamento da Missão à China em maio de 2022, incluindo roteiro de visitas, e pré-projetos visando atração de investimentos.

Histórico do trabalho

Com o objetivo de levantar as demandas e potencialidades do território do APL Agroindústria Familiar e Diversidade da região do Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea, a ADMAU promoveu, em janeiro de 2021, o curso intensivo sobre “Demandas Alimentares e de Matérias-Primas e Oportunidades de Negócios e Intercâmbios”, com o professor Milton Pomar, diretor da Per Capta, consultoria especializada em China. Posteriormente foi realizado um seminário para levantar as demandas, potencialidades e interesses gerais e específicos com a China, da Admau e instituições parceiras.

*Com informações da Ascom Admau