A região voltou a ser classificada em bandeira vermelha (risco alto), nessa sexta-feira, 31, em mais uma atualização do modelo de distanciamento controlado.

O mapa preliminar da 13ª rodada do Distanciamento Controlado traz hoje 12 das 20 regiões em bandeira vermelha (risco alto), que representam 340 municípios. Porém, nessas regiões, 170 municípios podem adotar a bandeira laranja, cidades que há 14 dias não têm registros de óbitos ou de hospitalizações. Em nossa região, 35 dos 52 municípios enquadram-se nesses critérios. Frederico Westphalen não está incluído nesse grupo, e terá que encaminhar recurso.

Segundo informado pelo governo do Estado, a região de Palmeira das Missões mantém a classificação de alto risco. O número de casos ativos pela doença permanece crescendo, passando de 282 registros para 359 entre as duas semanas. Este critério, que comparado com os casos recuperados nos 50 dias anteriores, teve o valor de 0,50, frente a 0,48 na semana anterior. Portanto, com o aumento, o indicador obteve bandeira vermelha.

A região registrou novamente aumento nas hospitalizações confirmadas para Covid-19 nos últimos 7 dias entre as duas semanas, passando de 22 hospitalizações para 32. Os casos de internados em UTI por síndromes respiratórias agudas graves tiveram pequena redução, já que agora são 8 pacientes, ao passo que há uma semana eram 9 casos. No caso do número de internados confirmadas para Covid-19 em leitos clínicos e de UTI, no último dia, observou-se aumento em ambas, com a primeira passando de 16 para 19 e a segunda com 1 paciente internado em UTI a mais (de 3 para 4).