A sessão da terça-feira, 9, foi marcada pela eleição do novo 1ª secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Frederico Westphalen. Reginaldo Ambrozi Pellegrin foi eleito por unanimidade pelos colegas vereadores.

– Somos parte da composição da Mesa Diretora, enquanto membros do Progressistas. Assumo esse desafio, a partir de agora, para somar nos trabalhos da Mesa, dando continuidade ao que já estava sendo feito, junto com os demais colegas vereadores – disse.

Pellegrin substitui a vereadora Aline Ferrari Caeran que pediu a renúncia do cargo na segunda-feira, 7, alegando restrições relacionadas a sua profissão de advogada.

Projetos e indicação

A sessão não teve projetos na pauta de votação somente a leitura das propostas 044 e 045 de autoria do Executivo e da indicação, da bancada do Progressistas, de número 44, que pede melhorias na via de acesso a Granja São Paulo.

PROJETO DE LEI 044 de 31 de maio 2021 - trata sobre o Plano Plurianual para o quadriênio 2022-2025;

PROJETO DE LEI 045 de 7 de junho 2021 -  altera dispositivo da Lei Municipal nº 4.635, de 12 de junho de 2019, lei que regulamenta a parceria do município com a Justiça Federal de Primeiro Grau - Seção Judiciária do Rio Grande do Sul, mudando o indicador de correção do aluguel do atual Índice Geral de Preços do Mercado – IGP-M, para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, mais vantajoso ao erário público.

INDICAÇÃO Nº 44/2021 – de autoria da bancada Progressista, indica ao prefeito melhorias na via de acesso à Granja São Paulo, com patrolamento e cascalhamento no trecho que compreende, ainda, as propriedades de Claudir Tur, Luciano Liscoski, Francisco Liscoski, Valentin e Miguel Liscoski.

Presença da secretária da Fazenda

O espaço do Grande Expediente foi ocupado pela secretária da Fazenda do município, Simone Duarti, que trouxe aos vereadores e à comunidade que pode acompanhar, um apanhado da sua pasta, desde o funcionamento, setores, funções, programas, até recursos, investimentos, despesas e dividas.

– Temos um sistema que permite o acompanhamento diário dos números da gestão pública, com todas as receitas e despesas, uma ferramenta muito utilizada. Primamos pela transparência e eficiência nos serviços. Buscamos simplificar e desburocratizar processos, atendendo aos limites fiscais constitucionais e com políticas públicas em um trabalho feito com muita sinergia entre os secretários, tanto no planejamento quanto acompanhamento das ações – disse Simone.

O presidente do Legislativo, Jorge Alan Souza salientou a importância desta apresentação, feita pela secretária a partir do convite do vereador Jacques Douglas de Oliveira. “Agradeço mais uma vez por ter vindo a esta casa, acho ser algo muito viável e interessante receber as demais secretarias. Fica aqui o convite aos demais secretários do município para a apresentação das suas pastas. Fico muito feliz por ter pessoas técnicas cuidando deste setor tão importante que são os recursos do município, acreditamos que esse é o caminho e juntos podemos melhor a gestão pública”, disse.

*Com informações da Ascom Câmara