Para a sociedade, roupas comunicam mensagens e precisam ser adequadas para cada ambiente ou ocasião, ao mesmo tempo em que refletem a identidade e o estilo de quem as veste.

Levando em consideração a proximidade da época de formaturas, conversamos com o proprietário da Loja Executive, Carlos Sarmento, que dá dicas e informações para ajudar os formandos ou convidados que vão usar ternos nas cerimônias a não errarem em suas escolhas. Afinal, esse tipo de solenidade marca a história de pessoas por ser o encerramento de um ciclo e, por isso, gera lembranças importantes também para amigos, colegas, professores e familiares.

Terno cinza/grafite

Versátil e elegante, não tem qualquer restrição. Pode ser usado no trabalho, por noivos, padrinhos ou convidados de casamento, formatura, festas de 15 anos… Sua cor pode ser considerada neutra, seja clara ou escura.

Não oferece muitas opções de cores quanto o assunto é camisa. Além do óbvio, a camisa branca, pode-se optar pela camisa cinza – em tom mais claro que o terno – ou azul clara.

Com relação à gravata,  a cor bordô combina perfeitamente com as cores de camisas citadas acima. O sapato pode ser preto ou marrom. Marrom café fica bem estiloso com o cinza.

Terno marinho 

É perfeito para o homem que deseja ter um terno diferente, porém, sem deixar de ser tradicional. O traje pode ser usado tanto de dia quanto à noite, no trabalho ou em eventos importantes como um casamento.

Fica bem com as seguintes cores: camisa lilás, com gravata marinho ou gravata na cor uva; camisa branca com gravata marinho, preta ou bordô; camisa azul clara com gravata marinho, preta e bordô. É recomendado usar sapato e cinto pretos.

Terno preto

Combinado com gravata, sapatos e calça social, pode ser o traje ideal para eventos formais, como casamentos e reuniões de trabalho, além de uma ótima opção para o homem que deseja se manter sempre bem vestido e elegante.

Por ser democrático, pode ser usado com uma grande variedade de cores de camisas, indo desde a clássica camisa branca até opções mais ousadas como rosa, vermelho e preto. Assim como a gravata, é importante que a escolha da camisa seja feita com cuidado, para evitar que o visual como um todo fique pesado. Vista sapatos, meias e cinto também pretos.

Terno semibrilho

É mais sofisticado, indicado para eventos à noite ou para ocasiões requintadas. É recomendado usá-lo com camisas de cores mais neutras, uma vez que já chama bastante atenção. Associado a um corte slim ou superslim, o terno semibrilho proporciona o traje ideal para pessoas que buscam modernidade e estilo.

Dicas importantes 

1 - O terno deve encaixar perfeitamente no ombro

2 - A manga do terno deve ficar 1cm mais curta que a manga da camisa

3 - O último botão sempre deve estar desabotoado, exceto se o terno for de um botão

4 - O sapato ideal para usar com terno deve ser social com cadarço

5 - A gravata deve ficar na altura da fivela do cinto

6 - Evitar usar os bolsos externos do paletó, usar os bolsos internos

7 - A meia deve combinar com a cor da calça e do sapato

8 - O cinto sempre deve ser da mesma cor do sapato

9 - Um terno acinturado garante um caimento mais elegante, alongando a silhueta

10 - Evite usar ternos risca com camisas listradas e gravatas listradas

11 - A barra da calça deve atingir o início do salto do sapato

12 - Ternos  mais curtos, com modelagem slim e dois botões, fazem bonito em qualquer festa