Nesta quarta-feira, 2, a 20 ª Coordenadoria Regional da Educação (20ª CRE) esteve presente na Comunidade Vila Carmo, interior do município de Frederico Westphalen, a convite do Círculo de Pais e Mestres (CPM) da Escola Estadual de Ensino Fundamental Natália Gadonski, para discutir ações que garantam a continuidade do funcionamento da escola que, atualmente, possui um número reduzido de matrículas.

A coordenadora regional da Educação, Jogelci do Carmo, destacou a necessidade de compatibilizar as demandas entre escolas estaduais e municipais, uma vez que o número de matrículas tem diminuído ao longo dos anos, sendo inviável manter uma escola com menos de 50 alunos.

A assessora jurídica Nádia Scariot ressaltou aspectos legais referente aos processos de cessação das atividades escolares e transferência de mantença, as duas alternativas possíveis para Escola Natália Gadonski.

Conforme a CRE, a comunidade segue otimista com as tratativas acerca da continuidade do funcionamento da escola e tentará realizar uma audiência com o prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, para discutir a possibilidade de transferência de mantença.

No evento esteve presente a coordenadora Regional da Educação, Jogelci do Carmo; a assessora jurídica, Nádia Scariot; representantes da comunidade; o diretor da escola, Aires Zitkoski; o presidente da Comunidade Vila Carmo, Leonir Ceolin; o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Leandro Mazutti e a secretária municipal de Educação, Rosane Loose.

*Ascom 20ª CRE