Cerca de 100 homens integram a equipe que trabalha em ritmo acelarado para finalizar as melhorias no Parque de Exposições Monsenhor Vitor Battistella, reformas e ampliações que precisam ser concluídas até o início da Expofred 2018, que ocorre entre os dias 27 de abril e 1º maio, em Frederico Westphalen. O secretário de Agricultura do município, Cleber Cerutti está na coordenação do setor, juntamente com as secretarias de Obras, Coordenação e Planejamento e Indústria, Comércio e Turismo.

Uma das principais intervenções e que integra a lista de melhorias duradouras diz respeito à rede de água do local. A antiga, datava dos primórdios do parque, era insuficiente e cheia de ligações clandestinas. “A falta de água durante a feira era um problema histórico. Isso não vai mais ocorrer”, explica Cerutti. Além da nova tubulação, foi ampliada a capacidade de armazenamento de água, que antes era de 20  mil litros e agora passou a 65 mil litros.

Outro trabalho é a instalação de um sistema de drenagem permanente, que abrange toda a área utilizável do parque. “Vai evitar aqueles alagamentos que ocorriam em dias de chuva, invadindo estandes e a área dos animais”, detalha o secretário. No setor também foi realizado o nivelamento do terreno para os cavalos crioulos, nova pista de julgamento, nivelamento e mureta no pavilhão do gado de corte e reformas e pinturas nas demais estruturas que vão abrigar animais de todos os tipos.

Já nas avenidas internas, ocorreu um nivelamento de ruas e a construção de um muro em toda a extensão das vias, com cerca de 230 metros de comprimento. Atrás da área dos animais também foi erguido um muro para separar o fluxo de veículos. “Durante a feira teremos horários especificos para que os expositores possam reabastecer seus estandes, porém, não haverá circulação de carros no parque durante a maior parte do evento”, esclarece o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Paulo Ricardo Donin de Lima.

Há ainda a construção de uma nova cozinha e sanitários masculino e feminino no pavilhão da agricultura familiar; troca dos taludes da cerca da pista do kart, substituindo os palanques de madeira por estrutura de concreto; troca dos canteiros centrais da rua que tem ligação com o portão de entrada de pedestres; instalação de telhado para proporcionar sombra no pavilhão 5, além de outras melhorias.

Heliponto

Em área que sempre pertenceu ao parque, mas que não estava sendo até então utilizada – ao lado da Liv Space e Imobiliária Amorada – foi viabilizado o heliponto. No local haverá uma das atrações da exposição. Da área partirão os voos de helicóptero que poderão ser contratados pelos visitantes da feira.

Trevo será modificado

Com licitação realizada na semana que passou, deve iniciar nesta segunda-feira, 16, as obras de mofidicação do trevo de acesso ao parque, que fica no entroncamento da BR-386 com a ERS-150 (saída para Caiçara). A informação é do secretário de Coordenação e Planejamento, Alexandre Martinazzo. A obra também contempla o asfaltamento da frente do parque, no trecho que liga o local com a Avenida Industrial.