O Rio Grande do Sul receberá no começo da manhã desta segunda-feira, 3, 413.750 doses da vacina da Oxford/AstraZeneca e 32.760 da Pfizer. O vôo com os imunizantes tem previsão de pouso às 8h35min no Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) na manhã de domingo (2) — até então, a previsão inicial era de que o novo lote de Oxford chegasse ainda neste final de semana. 

As doses da AstraZeneca servirão para ampliar a vacinação das comorbidades no Rio Grande do Sul, enquanto as da Pfizer serão destinadas a idosos (para completar a faixa dos 61/60 anos) e de pessoas com comorbidades na Capital. A SES ainda não confirma se as doses serão distribuídas já na segunda-feira. O novo contingente de imunizantes irá acelerar a vacinação deste grupo de pessoas no Estado e deve ser utilizado para aplicação de primeira dose. 

— Com as novas doses da AstraZeneca, vamos conseguir avançar bastante nas comorbidades, chegando até a fase 2 desse grupo e vacinando mais da metade do público total estimado, que é de pouco mais de 1 milhão de pessoas no RS. Nossa expectativa é vacinar todas as comorbidades ainda em maio — afirma a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

O Ministério da Saúde atrasou o envio das doses de Oxford, que estavam previstas para chegar neste domingo. Em função disso, a reunião entre a Secretaria da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) também foi adiada. O encontro, que ainda não tem data confirmada, irá pactuar a distribuição das doses às coordenadorias regionais de saúde (CRS).

O presidente do Cosems, Maicon de Barros Lemos, acredita que esta reunião deve ocorrer até a manhã desta segunda, assim que a SES estiver com a proposta de divisão de doses concluída. A partir do encontro, ocorre a distribuição dos imunizantes para as CRS. 

Também será discutido como será o envio das 22,8 mil doses de CoronaVac que chegaram a Porto Alegre neste sábado (1º), que devem ser distribuídas junto das 7,2 mil unidades do mesmo imunizante que foram enviadas na semana que passou.  

*Com informações da GZH