A rua Maurício Cardoso, trecho entre a rua do Comércio e Arthur Milani, ficou conhecida há anos como a Rua dos Arcos, um ícone da cidade de Frederico Westphalen. Recentemente as estruturas de ferro, os arcos, foram retiradas, já visando sua revitalização.

Arcos são retirados da Rua Maurício Cardoso

Nesta quinta-feira, 6, nas dependências da prefeitura, ocorreu a segunda Audiência Pública para apreciação do projeto de revitalização do trecho. A proposta foi elaborada pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da URI, em parceria com a equipe técnica de arquitetos e engenheiros da Administração Municipal.

O trabalho foi apresentado pelos acadêmicos e representantes do grupo da URI-FW, Bruna Zanardi e Luan Klebers que destacaram as modificações, entre elas, no trânsito, onde o trecho terá sentido único. "A Rua dos Arcos é considerada uma via cultural, desde 2012, com projeto aprovado na Câmara, Com isso, surge a proposta de resgatar um espaço urbano subutilizado, baseado em ideais já concebidos no mundo todo, trazendo no projeto a “humanização”, através de calçadas mais largas, arborização e mobiliários (como bancos e luminárias), que tornem o “caminhar” mais agradável", explicou Bruna.

O projeto foi apreciado pelos presentes e após os esclarecimentos, aprovado. Segundo o secretário Municipal de Planejamento, Alexandre Martinazzo, agora, será dado andamento legal. "Seguem os trâmites para que ocorra a licitação e execução da obra dentro do prazo dos cronogramas estabelecidos pelo estudo", frisou.

Para o prefeito José Alberto Panosso, a revitalização da Rua dos Arcos irá fomentar o comércio local e também proporcionar a comunidade um local mais agradável.

A obra está orçada em cerca de R$ 700 mil. Valor, que conforme Martinazzo, deverá diminuir devido à concorrência das empresas no processo licitatório, que leva em conta o menor preço para execução.

O projeto surge como piloto de uma série de mudanças que ocorrerão no centro para valorizar o pedestre, o comércio e espaços mais “humanos”.

Leia também:

Arcos serão retirados para início da revitalização

Rua dos Arcos: comunidade deve apoiar o projeto de revitalização?

Projeto de revitalização da Rua dos Arcos é apresentado em audiência pública