O comércio online de produtos foi pauta do 1º Seminário Regional de E-commerce em Frederico Westphalen. O evento, promovido pela Vitrola, Associação Comercial e Industrial (ACI) e Lívera, reuniu dezenas de pessoas na noite da terça-feira, 19, no salão nobre da ACI.

Três sócios-proprietários da empresa Lívera, especializada em criação de lojas virtuais, palestraram e apresentaram ao público aspectos e possibilidades do mercado online, além das tendências para os próximos anos.

De acordo com Moacir da Silva Junior, o planejamento é fundamental para abrir uma loja online e ter sucesso. Além disso, em média, em até três anos é possível ter o retorno do investimento inicial. “A confiança no comércio online aumentou nos últimos anos, e até 2016, as vendas devem crescer 178%”, destacou.

Para obter sucesso

O sucesso do e-commerce depende de quatro passos fundamentais. Para isso é preciso investir em análise do mercado online, escolha de uma boa plataforma, logística e marketing digital.

Alguns fatores influenciam diretamente na decisão de compra do consumidor online. Oferecer frete e retorno para troca gratuita, prazos de entrega, benefícios através de convênios de fidelidade, descontos especiais e brindes aumentam o poder de venda de uma loja.

Natalia Nissen