Com o objetivo de melhorar e modernizar a estrutura física do Seminário Diocesano Nossa Senhora Medianeira de Frederico Westphalen, a Diocese de Frederico Westphalen realiza, desde o início do ano, a segunda etapa de reforma do Seminário. Grande parte do piso inferior e superior estão em fase de acabamento.

Nesta segunda etapa, cerca de dez homens trabalham na melhoria do local. Sob a supervisão do arquiteto Elias Dalla Nora, o prédio recebeu novo layout para que fosse possível criar novos ambientes. O espaço terá garagem para seis carros, cozinha, padaria, refeitório, sala de lazer, sala de jogos, dispensa, recepção, banheiro social, além de 17 quartos, sendo três para visita. Também haverá banheiros separados com sanitários e área de banho com cinco chuveiros, lavanderia e ala para funcionários, conforme exige a lei.

O padre Evandro Lazzaretti disse que o andamento da obra está de acordo com o previsto e a estrutura ficará muito melhor. “Os quartos ficaram arejados e bem iluminados. Já as janelas foram substituídas por esquadrias de alumínio e vidro. As portas internas e algumas principais também serão trocadas. Outra grande obra foi a construção do sistema de drenagem para captação de água para reaproveitamento”, contou.

Atualmente, o Seminário conta com sete estudantes, mas a expectativa é que em 2014 esse número aumente para 20. “No final de novembro faremos um estágio para seleção dos estudantes que ingressarão em 2014. A procura por vagas sempre foi grande, mas não tínhamos condições de receber esses alunos. Cada quarto poderá receber até três estudantes. Nossa intenção é transformar este grande casarão em um lar, porque queremos que os alunos tenham a sensação de que estão em uma casa”, explicou.

A previsão é que em janeiro de 2014 seja iniciada a reforma de outros dois andares.

Ana Paula Tamiozzo