Depois de vários meses de paralisação das atividades turísticas em função dos impactos da pandemia, o município de Ametista do Sul inicia a retomada das atividades com a realização do curso “Qualificar o Turismo”, que capacitou 60 pessoas no município para melhor atender os visitantes nesta retomada das atividades. Para dar segurança ao público, estão sendo tomados todos os cuidados necessários para não proliferar o coronavírus, pois a cidade é a capital mundial da pedra ametista e recebe pessoas de vários lugares do Brasil e do exterior.

A capacitação é apoiada pelo Fundo de Desenvolvimento Regional, da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, que ao longo dos anos sempre foi parceira em diferentes frentes para apoiar o desenvolvimento e fortalecimento do turismo e, como consequência, da economia local e regional. O curso, que iniciou em 1º de junho e segue até 30 de novembro, encerrou sua primeira etapa treinando os participantes para oferecer atendimento profissional e qualificado. As palestras focam em liderança, criatividade, quebra de paradigmas, mudanças, atendimento, vendas, qualidade de produtos, atitudes pessoais e profissionais.

O presidente da Associação de Desenvolvimento Turístico de Ametista do Sul – que foi contemplada com o projeto – Alcindo Zilch, frisa que o recurso do Fundo de Desenvolvimento Regional veio em boa hora. “Aproveitando o intervalo de pandemia, estamos qualificando o nosso setor. Precisamos que os visitantes tenham uma boa impressão em todos os pontos turísticos que oferecemos. Defendemos na associação que é necessário termos nossas individualidades, mas todos juntos devemos buscar divulgar o nosso turismo e atrair o público, assim todos ganham e crescem. Com o que estamos aprendendo no curso, está claro que temos muitas coisas ainda a fazer e organizar, por isso avalio positivamente a capacitação. Vamos poder colocar em prática todo o nosso aprendizado, porque os turistas estão voltando. No feriado de 7 de setembro, por exemplo, recebemos muitas pessoas, o que nos tranquiliza, porque estamos vendo a retomada do nosso setor”, destaca Zilch.

O Fundo de Desenvolvimento Regional

Com o objetivo de apoiar iniciativas que vêm ao encontro do empreendedorismo, da inovação, do desenvolvimento humano, social e ambiental, frente a segmentos voltados a projetos de formação, educação e sucessão, o Sicredi apoia, através do Fundo de Desenvolvimento Regional, o projeto da Associação de Desenvolvimento Turístico de Ametista do Sul. Segundo o gerente da agência local, Cledir Fioresi, integrado a este propósito está o “Qualificar o Turismo”, que oferece especialização aos empreendedores ligados ao setor. “Diante disso, entendemos que o Sicredi, estando presente, apoiando o turismo local, ajudará no desenvolvimento das pessoas da comunidade, principalmente que atuam neste segmento que possui muitas potencialidades, como as pedras preciosas e suas belezas naturais, que são apresentadas aos turistas. Isso tudo contribuiu para o crescimento das pessoas e do município também”, disse Fioresi.

 

*Por: Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG