Para auxiliar no melhor entendimento das mudanças da Reforma Tributária RS na vida dos gaúchos e na gestão das administrações municipais, além de garantir transparência sobre as medidas, o governo do Estado lançou nesta segunda-feira, 10, após a entrega dos projetos à Assembleia, três simuladores que podem ser acessados no endereço www.estado.rs.gov.br/reformatributariars.

Criadas pela Secretaria da Fazenda e Procergs, as ferramentas de consulta cruzam diferentes fontes de dados e mostram, em um primeiro momento, o que muda na estrutura de gastos de uma família por faixa de renda em 2023 (tendo em vista que há medidas com impacto gradual sobre o ICMS implementadas até 2023).

É possível ver, também, o impacto das mudanças para o IPVA já em 2021 (inclusive com simulação que exemplifica os impactos nas despesas para um motorista de aplicativo) e como a queda da alíquotas majoradas ao final de 2020 pode afetar a arrecadação dos municípios gaúchos.

As simulações são feitas com base em dados obtidos por meio das Notas Fiscais Eletrônicas e da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017/2018 (POF-IBGE).

Nas próximas semanas, os simuladores poderão ter novas funcionalidades e formas de pesquisa mais detalhados. A seguir, veja o que já possível consultar.

Acesse os simuladores

*Com informações da Secom RS