Os anos de 1990 foram emblemáticos para o crédito rural no Brasil. Aconteciam importantes mudanças nas políticas do setor agrário e autoridades do setor debatiam maneiras de diminuir a pobreza no campo. Outra pauta discutida era a luta pelo reconhecimento da agricultura familiar como importante categoria produtiva. A falta de crédito para o pequeno produtor e instituições financeiras que direcionavam o foco dos recursos para grandes produtores rurais era a realidade vivida por milhares de agricultores familiares.

Foi então que um grupo de 27 agricultores da cidade paranaense de Dois Vizinhos se reuniu no dia 24 de junho de 1995 com o objetivo de fundar aquela que se tornaria a maior Cooperativa de Crédito Rural Solidário do Brasil nos dias de hoje, a Cresol.

A Cresol foi fundada a partir da união de agricultores e desde o início  fomentou a produção de trabalhadores rurais que estavam excluídos do sistema financeiro e, por isso, não tinham condições de obter crédito para investir nas suas propriedades.

Ainda em 1995, foram criadas as cinco primeiras Cooperativas Cresol nas cidades de Dois Vizinhos, Marmeleiro, Capanema, Laranjeiras do Sul e Pinhão. O primeiro presidente da Cresol foi o agricultor Aores da Silva.

 A Cresol hoje é um sistema de cooperativas de crédito com soluções financeiras completas que atendem a todos os públicos.

 O Sistema Cresol possui hoje mais de 530 mil cooperados distribuídos em 17 estados brasileiros.

O presidente da Cresol Confederação é o frederiquense Cledir Magri, que também preside a Cresol Frederico Westphalen, cooperativa que atua em toda a região do Médio Alto Uruguai.

Para Magri a evolução do Sistema Cresol nestes 25 anos foi calcada na missão de fomentar a cooperação entre associados, por meio do crédito orientado e da educação financeira, construindo novo saberes, visando o desenvolvimento das regiões onde atua.

“Hoje a Cresol é uma realidade para todos. É uma cooperativa de crédito completa, que possui soluções financeiras para todos os públicos, que tem atendimento personalizado e um diferencial no relacionamento com o quadro social e com a comunidade”, disse Magri.

Uma das ações para comemorar o aniversário foi a realização de uma live no terraço da sede nacional da cooperativa, em Francisco Beltrão. O ex-jogador Denilson Show, embaixador da Cresol, conduziu a live, que teve ainda a Banda Flor da Pele. 

Na oportunidade em que comemora 25 anos de fundação, a Cresol também divulgou uma mensagem aos seus associados, onde agradece pela cooperação e convida todas as pessoas para caminharem juntas com o cooperativismo.

Temos um imenso prazer em comemorar com você os 25 anos da Cresol. Uma história que assim como o sol, reflete, ilumina e faz florescer o sonho de milhares de famílias em todo o Brasil. O sol não escolhe as pessoas, os lugares ou mesmo as situações. Ele simplesmente está ali, todos os dias, nos horários certos, às vezes mais destacado, por vezes mais apagado, mas está, sabemos da sua importância e da sua presença mesmo não o vendo, mas sentimos, ele é para todos. Assim surge há 25 anos, um sistema de cooperativas de crédito que busca ser para todos, gerando oportunidades e trazendo soluções financeiras por meio da cooperação. Um sistema que cresce e se expande e que assim como o sol, rompe fronteiras e barreiras e que independente da situação continua a brilhar. Que essa caminhada da Cresol te motive a juntos fazermos do mundo um lugar melhor e mais cooperativo!

Hoje, o Sistema Cresol é composto por uma Confederação e quatro Centrais de Crédito que congregam centenas de cooperativas que trabalham para o desenvolvimento econômico e social dos seus cooperados.

*Com informações da Assessoria de Imprensa Cresol FW

...