Você vai ao dentista regularmente? E sabe por que consultar regularmente o profissional é importante? Não? Então confira detalhes da nossa conversa com a cirurgiã dentista Francielli Bertoletti da Rocha, que respondeu algumas dúvidas frequentes da população.

Quais os principais cuidados diários que devemos ter com os dentes?

Uma higienização adequada é uma forma de prevenção contradoenças bucais como cárie, gengivites, periodontites (doença nos tecidos de sustentação dos dentes) e infecções na polpa dentária. Além disso, é uma maneira de evitar o mau hálito e o sangramento gengival. A escovação e o fio dental são dois aliados nos cuidados diários com os dentes, e cada um deles demandam uma atenção especial. Quando for escovar os dentes, faça a escovação com movimentos suaves e curtos em todas as faces dentais, em especial na margem gengival e nas áreas difíceis de alcançar. Escove a superfície dos dentes voltada para a bochecha, a superfície interna e as superfície de mastigação, não esquecendo de escovar a língua..

Com que idade deve ser a primeira consulta?

O ideal é que a primeira consulta ocorra quando nascerem os primeiros dentes decíduos, mais conhecidos como dentes de leite, que normalmente nascem aos 6 meses de idade. O dentista irá orientar os pais sobre como realizar e manter a higiene bucal da criança e o hábito de limpar os dentes. Mas a higiene bucal deve começar bem antes do nascimento dos primeiros dentes, a mãe pode usar gaze ou paninhos umedecidos com água destilada ou fervida na gengiva da criança após cada amamentação, com o intuito de remover restos de leite e habituar à criança a higienização bucal.

Com que frequência devemos ir ao dentista?

Se seus dentes e gengivas estiverem em boas condições, você poderá visitar o dentista a cada seis meses. É o dentista quem vai identificar doenças bucais e determinar o tempo de retorno adequado para cada situação.

É necessário escovar os dentes após todas as refeições?

Quem escova apenas após as principais refeições (café, almoço, janta) pode vir a ter problemas futuros?

É importante que se faça a escovação dentária após cada refeição, pois após cada ingestão de alimento inicia a formação de placa bacteriana, onde as bactérias produzem ácidos que desmineralizam a estrutura dentária. A recomendação é que se seja feita a escovação dentária no mínimo três vezes ao dia nas principais refeições (café, almoço e janta).

É necessário usar o fio dental?

O uso correto do fio dental remove a placa bacteriana e os alimentos nos lugares onde a escova não consegue chegar, sob a gengiva e entre os dentes. Como o acúmulo de placa pode provocar cárie e gengivite, usar fio dental diariamente é imprescindível para uma boa saúde bucal.

Como garantir uma boa higiene bucal?

Dentes saudáveis não só auxiliam que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para a fala e mastigação correta dos alimentos. Os cuidados diários da higiene bucal incluem uma ótima escovação e a utilização correta do fi o dental, auxiliando na prevenção de problemas dentários e evitando sua evolução. Devemos ter a consciência que a prevenção é a maneira mais econômica e menos dolorosa. A prevenção é sempre a melhor forma de tratamento.

Francieli atende em Frederico Westphalen e está à disposição no caso de dúvidas. Para mais informações entre em contato pelo telefone da clínica odontológica (55) 3744-6089. O consultório fica na Rua do Comércio, 535, sala 202, 1º andar, no Centro da cidade.

Jessica Hock - saude@folhadonoroeste.com.br