O TE APURA é um projeto de capacitação em produção cultural voltado especificamente a artistas e trabalhadores da cultura (das diversas linguagens e capacidades). O projeto oferta 50 vagas gratuitas, com bolsa de estudos no valor de R$ 400,00 cada, para agentes culturais da região da AMZOP participarem da capacitação em formato de MENTORIA ON-LINE, onde desenvolverão, cada um, a escrita de um projeto artístico/cultural.

O projeto MENTORIA TE APURA é voltado a artistas, gestores de espaços e instituições culturais, professores de artes e demais trabalhadores da cultura, e prevê a instrumentalização desses profissionais enquanto agentes culturais nas suas comunidades de maneira autônoma, eficaz e adaptável às circunstâncias político-sociais através da familiarização com a produção cultural e suas especificidades.

A metodologia elaborada para o projeto esclarece e facilita o entendimento das políticas culturais conectando sua complexidade com o fazer artístico dos agentes participantes da capacitação, possibilitando a aplicação desses conhecimentos (das burocracias, da leitura de editais, da  elaboração e execução de projetos, dos trâmites e obrigatoriedade de documentos) diretamente em seus trabalhos.

O projeto está sendo executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20, uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura com a Fundação Marcopolo. As inscrições para participar da mentoria seguem abertas até o próximo dia 28 de maio, através de formulário de inscrição presente no edital de chamamento, ambos disponíveis em: encurtador.com.br/abGL6

Além da mentoria proposta para este edital, o APURA vêm trabalhando outras ações de capacitação desde sua criação como treinamento em grupo, visando o papel do “artista-realizador”, aulas ao vivo sobre a ferramenta administrativa 5W2H e publicação online de conteúdo explicativo de produção voltada para artistas no instagram @te.apura.

 

*Por: "Te Aapura RS"