Do Instagram ao standup, ele buscou e busca, diariamente, novas versões que a sua criatividade pode o levar. Cristiano Ott, mais conhecido como Tiano do Frederiquenses, aos 26 anos, encara a vida e os desafios dela, com humor e muito entretenimento. 

– Minha carreira no Instagram, assim como o standup, já veio muito antes de ser conhecido como Tiano do Frederiquense, pois eu já vinha expondo meu ponto de vista humorista em minha rede social, com conteúdo, vídeos e trechos das minhas apresentações. O Frederiquenses surgiu com a necessidade de entregar e cultivar o humor aqui na cidade e região. Escolhi nomear o meu perfil como Frederiquenses, justamente para valorizar as raízes de onde eu vim –, conta Tiano. 

Quem é de Frederico Westphalen, ou de uma cidade vizinha, já deve ter escutado sobre o maior perfil de humor do município no Instagram, onde já conquista mais de 20 mil seguidores. Lá você encontra um pouco de tudo, desde lembranças de épocas passadas que deixaram boas recordações até as pérolas do cotidiano frederiquense. Mas de uma coisa é certa, o riso é garantido. 

– O frederiquense foca no humor regional, tratando de assuntos peculiares e curiosos que acontecem no dia a dia. A missão é fazer com que mais pessoas consumam essa forma de humor. Sempre fui o cara que fazia piada de todos em época de escola. Pode-se dizer que eu era o palhaço da turma. No terceiro ano, fui orador da turma com um discurso bem extrovertido, digamos que foi o meu primeiro standup sem perceber, muito menos ia pensar que algum dia isso faria parte da minha carreira. Aos poucos fui acreditando que eu poderia ter espaço no humor, foi um processo natural –, explica.

O standup se tornou a paixão de Tiano, é ali, nos palcos da vida que ele se sente realmente à vontade de entregar uma forma leve de ver e viver, independentemente do tempo ou espaço. Sua primeira apresentação foi marcada com um público de 50 pessoas em FW, em 2019; a segunda em Passo Fundo e, após isso, outros convites foram surgindo com público superior a 100 pessoas. 

– A primeira foi em 22 de janeiro de 2019, no Labareda Pub, aqui de Frederico. Meu amigo Jean Carlo Lorensini me deu a ideia de fazer um standup e ele mesmo arrumou o espaço com o Marlon Bueno. O que era para ser uma brincadeira, nunca mais parou. Em aproximadamente três meses participei do festival gaúcho de humoristas, ficando em segundo lugar. Em meio a essa jornada que me acompanha há mais de dois anos, me inspirei em todos os artistas que conheci. Sou conhecido hoje como Tiano do Frederiquenses e, em alguns casos, o “o cara da Sirene” –, lembra. 

As apresentações do standup são presenciais, feitas em comedy’s, bares, teatros, pubs, pizzarias e restaurantes em geral, os quais adotam uma noite voltada para o humor. Segundo o humorista, qualquer lugar pode ser realizado, desde que as pessoas estejam preparadas para rir. 

– Nos meus shows costumo contar histórias de policiais e a tão conhecida história e imitação da sirene policial, com trejeitos e sotaques, gírias e vocabulários. Falo também de mim mesmo, fazendo piadas de gordos e também interagindo com a plateia. No último mês, estive em quatro cidades da região, fazendo duas sessões em uma delas. Porto Alegre, Chapecó e Sarandi também fazem parte da minha agenda de shows atualmente –, afirma. 

Na última semana, Tiano recebeu um convite para fazer um show em Porto Alegre, na POA Comedy, a principal casa de standup do Rio Grande do Sul e uma das maiores do Brasil. A casa recebe todos os dias, humoristas famosos, o que deixa o público da POA Comedy cada vez mais exigente. 

– Li o texto da polícia e o pessoal gostou. O convite veio de um amigo, Rafael Ritta, que também é humorista. Na noite, a casa estava cheia e a responsabilidade de fazer o pessoal rir só aumentou. Depois disso, surgiram novas propostas de casa gaúchas e de outros estados para  me apresentar. Foi muito importante –, conta Tiano, feliz. 

Já pensou em ter uma noite reservada com muito humor e riso solto? Para contratar o show do Tiano do Frederiquenses é muito rápido e fácil, basta enviar uma mensagem no seu Instagram, e-mail ou Whatsapp e aproveitar. 

–  O humor está presente no nosso cotidiano. Em tudo o que você faz ou que você vê. Cabe a você querer vê-lo. Quando você tem senso de humor, você começa a ver as coisas de uma outra forma e começa a sentir falta dele. Confesso, é muito bom e prazeroso viver de bom humor –, finaliza.