Integrantes da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, através da Sala do Empreendedor, estiveram reunidos na tarde de ontem, 21, com o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) para uma reunião de apresentação e integração. O encontro foi realizado na propriedade da família Camargo – Camargo Uvas e Vinhos, um dos destinos do Turismo Rural em Frederico Westphalen.

O desenvolvimento e validação dos Destinos do Turismo Rural são ações de um projeto que está em andamento há algum tempo e conta com, além da família proprietária, muitas entidades envolvidas dando apoio e suporte necessário para que o empreendedor possa se estruturar em todos os aspectos necessários para receber visitantes e clientes. Além da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, a Emater, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de FW, a Cooperativa dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Frederico Westphalen (Coopraff) e o Sebrae estão trabalhando em conjunto para que essa e novas propriedades do interior do município possam estar integradas nos Destinos do Turismo Rural.

Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Alessandro Molossi, esse tipo de ação tem efeito prático direto como um incremento na renda das propriedades, na manutenção das famílias no campo, além de trazer conhecimento e autoestima às famílias envolvidas e da comunidade como um todo, pois traz pessoas do município e de fora para conhecer e valorizar o local. Molossi destaca ainda que os produtos servidos e comercializados no empreendimento são, na sua grande maioria, da comunidade local e das agroindústrias do município, o que reforça o resultado que esse tipo de ação conjunta com todas as entidades envolvidas pode ter no médio e longo prazo.

Para o prefeito em exercício, João Vendruscolo, “a viticultura aliada ao turismo rural vem se solidificando no cenário atual e merece cada vez mais a nossa atenção, visto o que já foi citado anteriormente como elemento propulsor para a agroindústria familiar. São os sabores da nossa terra e um passeio em meio à natureza. Vale à pena conferir”, ressaltou.

Além de vinhos e sucos, produzidos no local, ao longo da visita também é possível degustar frios, pães, frutas e geleias. A propriedade está localizada na Linha Santos Anjos.

*Com informações da Ascom Prefeitura