A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) abriu edital para preenchimento de dezenas de vagas que não foram ocupadas através do Sistema de Seleção Unificada do primeiro semestre deste ano (SiSU 2021-1). 

No campus de Frederico Westphalen da universidade, são ofertadas 75 vagas complementares. Já no campus de Palmeira das Missões, são 55 vagas disponíveis. A listagem completa de cada vaga em cursos dos dois campi, você confere abaixo.

O processo seletivo dos interessados em ocupar as vagas disponíveis na instituição de ensino superior será o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado entre os anos de 2016 a 2020. Se o candidato tiver participado em uma ou mais edições do Enem neste período, o sistema da UFSM irá contabilizar automaticamente a nota mais alta alcançada pelo concorrente à vaga. 

Além disso, o candidato precisará se inscrever no edital de vagas complementares até o dia 13 de junho. As inscrições acontecem em duas categorias, por cotas e ampla concorrência. Cada modalidade possui documentação específica que precisa ser entregue após classificação, por isso, é importante ler o edital atentamente e verificar as regras, especialmente nas candidaturas por cotas. 

Anúncio dos selecionados

O anúncio dos selecionados para as vagas acontecerá no dia 15 de junho, às 11 horas, no canal do Youtube da Prograd da UFSM. A transmissão da sessão pública de leitura dos nomes das pessoas classificadas será precedida da listagem, que também será disponibilizada através de edital. Para os selecionados, a confirmação da vaga acontece entre 16 a 20 de junho, com o encaminhamento da documentação através do portal Confirmação de Vaga. 

Ao todo, os quatro campi da UFSM (incluindo o campus sede em Santa Maria) estão ofertando 381 vagas complementares em 51 cursos de graduação. 

Acesse aqui o link de vagas complementares da UFSM

Vagas complementares nos cursos do Campus Frederico Westphalen
Engenharia Ambiental e Sanitária – 18 vagas
Engenharia Florestal – 20 vagas
Jornalismo – 18 vagas
Relações Públicas – 5 vagas
Sistemas de Informação – 14 vagas

Vagas complementares nos cursos Campus Palmeira das Missões 
Administração (Diurno) – 18 vagas
Ciências Biológicas – 18 vagas
Ciências Econômicas – 10 vagas
Nutrição – 1 vaga
Zootecnia – 8 vagas