A gente já está em clima de Carnaval há algum tempo e agora, a data está pertinho, pertinho! Além da preocupação com fantasias, abadás, blocos e, para a mulherada, cabelo e maquiagem, ao se jogar na folia, alguns cuidados são essenciais. O objetivo é se divertir e passar pelos dias de folia sem precisar acabar com a festa antes do tempo. Preparamos um guia de sobrevivência para curtir o Carnaval e chegar inteiro (a) na quarta-feira de cinzas. Vem com a gente!

Programe-se

Apesar de ser feriado, dependendo de onde você está, o trânsito pode ficar caótico durante o Carnaval. Por isso, converse com os amigos e tente combinar com antecedência o destino, o horário para se encontrarem e também um ponto de encontro (para a chegada e para a saída). Saber o que mais está rolando também é útil. Assim, se o bloco estiver lotado ou for diferente do que você estava esperando, você tem um plano B!

Dica: algumas cidades têm até aplicativos com a programação oficial de bloquinhos e os serviços de mapa, como Waze e Google Maps, estão superatualizados com as vias bloqueadas e os melhores caminhos para não ficar preso no trânsito!

Coma antes de ir

Não dá para encarar um dia inteiro de folia sem estar bem alimentado. Se você for beber álcool, então, pior ainda. Mas também não vale exagerar: comer demais e ficar pulando no sol aumenta as chances de você passar mal. Tome um café da manhã reforçado, com pães, frutas leves e sucos refrescantes, ou, se for sair depois do almoço, aposte em algo rico em carboidratos (que são os responsáveis por dar energia para o corpo), tipo uma massa leve, sem molhos gordurosos, e alguma carne branca (frango ou peixe) para acompanhar e garantir as proteínas que o corpo precisa.

Beba bastante água

É importante intercalar as catuabas e as cervejas com água para não desidratar, não dar vexame no bloco e nem queimar a largada. Isso ajuda a não dar ressaca e diminui os efeitos negativos do álcool no seu corpo. Mesmo se você não consumir álcool, lembre-se: a gente mora em um país tropical e a época é de calor!

Use protetor solar

Antes de fazer a make ou de colocar a fantasia, não se esqueça do protetor solar – no rosto e no corpo. Nestes dias é normal ficar um tempão no sol e, se você não se proteger, pode ganhar uma queimadura feia no fim do dia. Quando voltar para casa, também é bom hidratar a pele, que, no caso delas, acaba ficando ressecada depois de tanta maquiagem, glitter e tinta.

Leve dinheiro e documentos

Tudo bem que a maioria das lojas e vendedores de rua aceita cartão, mas esse momento da compra sempre demora mais do que pagar em cash, né? Outra vantagem é que isso pode te ajudar a economizar, pois você programa o quanto vai levar de dinheiro antes e evita gastar além da conta. Ah, e leve dinheiro trocado, porque troco também pode ser difícil de conseguir. Não esqueça também de levar um documento de identificação!