Quem frequentar o Centro da cidade vai perceber as mudanças na rua Maurício Cardoso, popularmente conhecida como “Rua dos Arcos”, por ostentar, por vários anos, arcos de metal sobre a via. Removidos, estes dispositivos devem voltar numa segunda etapa, podendo ser de outro material e formato.

Atualmente, entre oito e 10 operários trabalham no acabamento desta fase do projeto. Orçado em R$ 535 mil, foi elaborado pelo curso de arquitetura e urbanismo da URI-FW em parceria com a equipe técnica de arquitetos e engenheiros da Administração Municipal. Pavimentada com pavers intertravados de concreto, a quadra ficou com o piso unificado sem degraus ou meio-fio entre a rua e passeio público. Além disso, conta com piso tátil padronizado. Isso deve permitir que pessoas com alguma deficiência visual possam se orientar e se locomover sozinhas, com autonomia e segurança necessárias para tanto.

– Ela foi projetada para trazer convivência e conforto à população. Teve sua base toda modificada e reforçada, investimentos em tubulação e sistema para escoamento da água da chuva. Serão instaladas ainda iluminação diferenciada e floreiras. Ao redor delas, quatro bancos de metal e madeira. Existe ainda a rede de energia elétrica subterrânea que poderá ser utilizada em eventos como o do Frederico em Luz. Certamente vai agregar valor ao comércio local e as atividades culturais do município –, explicou o proprietário da empresa que executa a obra, Sergio Ribas Semeler, ao pontuar que o trabalho será concluído antes do prazo previsto.

Prioridade

O acesso em ambas extremidades da rua não será de asfalto, mas de concreto. A principal alteração na Maurício Cardoso será a mudança de foco, que passará a priorizar os pedestres, diminuindo o espaço para os veículos. O sentido será de mão única (bairro-centro). Duas Audiências Públicas foram realizadas em 2018 para ouvir a opinião e as sugestões da comunidade em relação à revitalização, foram levadas em conta no projeto. A ideia é que o local se integre a praça central, funcionando como uma extensão ao lazer.