A nossa universidade. Assim chamamos a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, a URI-FW, que comemora seus 30 anos na próxima quinta-feira, 19 de maio, conforme a Portaria nº 708, de 19 de maio de 1992.  A instituição, no entanto, teve sua trajetória iniciada ainda antes, com a Fesau, fundação que deu a arrancada no ensino superior na região há mais de 50 anos, quando trouxe para Frederico Westphalen os cursos de Letras – com apoio da UFSM –, Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia.

 

 

No final dos anos 1980, início dos anos 1990, juntamente com outras fundações existentes em Erechim e Santo Ângelo, o interesse em avançar com a criação de novos cursos, maior infraestrutura, autonomia e a possibilidade de ampliar ainda mais a formação dos quadros profissionais da região, fez com que as instituições se unissem na construção de um projeto de universidade multicampi, que gerou a URI. Com o tempo, Santiago, Cerro Largo e São Luiz Gonzaga também aderiram e hoje a URI tem seis campi universitários situados em Erechim, Frederico Westphalen, Santo Ângelo, Santiago, São Luiz Gonzaga e Cerro Largo.

Graduação e pós-graduação

Hoje, a URI-FW possui 19 cursos de graduação presenciais, 14 cursos de graduação na modalidade EaD, 7 cursos de pós-graduação presenciais, 5 cursos de pós-graduação em EaD, um Programa de Pós-Graduação em Educação com Mestrado e Doutorado. Além disso, em todos os campi funcionam as escolas de educação básica, que atendem a um grande público que vai dos bebês ao ensino médio, com ofertas também de cursos técnicos.

– A URI, em seus 30 anos, se tornou uma universidade referência em nossa região, por vários fatores, um deles é a sua estrutura física que é de excelência, foi cuidadosamente pensada para dar aos alunos as melhores oportunidades de aprendizagem. Temos, no campus de Frederico Westphalen, em torno de 70 laboratórios de ensino, pesquisa e prestação de serviços, com tecnologias de ponta, permitindo que os alunos saiam preparados para enfrentar os disputados mercados de trabalho. Também temos uma excelente biblioteca física, além da virtual, com um acervo extraordinário, em todas as áreas do conhecimento, possibilitando o desenvolvimento de estudos e pesquisas –, explica a diretora-geral da URI-FW, Silvia Regina Canan.

A professora ainda lembra que a universidade tem cerca de 140 salas de aula e laboratórios para dar conta de todos os momentos presenciais e atividades práticas.  “Temos ainda, em nossa estrutura, auditório e salão de atos onde realizamos muitos eventos que envolvem os acadêmicos e toda a comunidade regional, enfim, são mais de 68.849,71 m2 de área construída e 208.901,99 m2 de área total no campus central –, destaca Silvia.

A direção aponta como grande diferencial da universidade, seu quadro de colaboradores, seja nas funções administrativas, de apoio e docentes. “É um grupo de excelência que procura sempre dar o seu melhor pela instituição, pelos nossos alunos, pelas famílias que nos confiam seus filhos. Trabalhamos sempre com muito cuidado, responsabilidade, compromisso com o nosso propósito de formar com qualidade, mas também, de cuidar dos nossos colegas e alunos. Nosso propósito é qualidade com humanização. Não podemos prescindir da formação ética, humana e de alta qualidade”, completa a diretora-geral.

Diferenciais

Entre os diferenciais que a URI-FW apresenta estão:

-a presencialidade, já que essa é uma das principais características da instituição, de estar junto aos alunos, ajudando-os a construir seus conhecimentos, projetar suas carreiras e ver que a universidade é muito mais do que o espaço da sala de aula, envolve a vida, o processo de desenvolvimento profissional e humano, a pesquisa, a extensão, a pós-graduação, a internacionalização;

-a infraestrutura da URI-FW é fenomenal, com laboratórios que grandes e consagradas instituições de ensino que centros maiores não têm;

-os recursos humanos que são diferenciados, professores com mestrado, doutorado, especialização. São profissionais que, em sua maioria, possuem larga experiência em sua área de atuação, fato que enriquece as aulas, pois, pelos exemplos, conseguem associar as teorias que trabalham;

-a qualidade de ensino (ensino, pesquisa, extensão e internacionalização), esse fator é primordial para a universidade, porque qualidade remete à oportunidade profissional. Como universidade, a URI não pode prescindir do tripé que a constitui, formado pelo ensino, a pesquisa, a extensão, esses três elementos associados permitem ao aluno um grande diferencial no mercado de trabalho. Soma-se hoje a internacionalização, já que muitos alunos da URI tiveram excelentes oportunidades de fazer intercâmbio em países do mundo, somando experiências profissionais e de vida;

-o Programa de Pós-Graduação em Educação com Mestrado e Doutorado, pós-graduação stricto sensu, que é um orgulho para a universidade, porque faz com que a URI vá além da formação inicial, promovendo a formação continuada com cursos de excelência. No campo da Educação, através do Mestrado e Doutorado, pode dialogar com todas as áreas do conhecimento. A universidade tem formado mestres e está preparando os primeiros doutores que vêm de todas as áreas do conhecimento, além da oferta de turmas de Mestrado com o Instituto IBG, de Rondonópolis/MT, permitindo que a URI também contribua com sua expertise no desenvolvimento de outros estados do país;

-a Escola de Educação Básica, através da qual contribuímos com a formação de jovens e adolescentes, sendo que, muitos deles, concluem sua formação no ensino superior na própria instituição.

– Nosso maior desafio é manter a qualidade e a busca pela excelência, focados na missão e na visão da universidade. Nesse particular, destaco o planejamento estratégico como um grande e importante diferencial. Mesmo nesses tempos em que o ensino superior vive, no mundo todo, uma crise de identidade, uma retração de alunos e uma banalização, com formação duvidosa, de parte de muitas instituições que, junto com diplomas vendem ilusões, nós temos clareza de onde queremos chegar como universidade, e temos trabalhado fortemente para atingir nossos propósitos e objetivos. Nosso foco maior sempre é o aluno e sua formação. Para dar ao aluno o melhor, estamos sempre em constante aperfeiçoamento de nossos processos, de nossos conhecimentos, estudando, fazendo formações, nos desafiando. O objetivo é sermos sempre melhores –, finaliza a diretora-geral da URI-FW, Silvia Canan.