A Secretaria de Saúde de Frederico Westphalen alerta aos pais de crianças menores de sete anos para ficarem atentos ao esquema vacinal, especialmente, para a varicela. Entre os meses de abril e maio, um surto de catapora atingiu alunos de uma escola da rede pública estadual do município. Treze crianças de uma única turma contraíram a doença e os estudantes foram dispensados das aulas.

Conforme a enfermeira Rafaela Albarello, responsável pelo Setor de Epidemiologia e Imunizações da Secretaria de Saúde, as crianças precisam receber duas doses contra a varicela, que é altamente contagiosa. A primeira, com um ano e três meses e um reforço aos quatro anos. Quem não fez na época correta precisa receber a imunização antes dos sete anos. Adultos também podem contrair a doença, quando os sintomas se apresentam de forma mais intensa.

A catapora é transmitida por contato respiratório – espirro, tosse, saliva – ou através das lesões de pele, na face, couro cabeludo ou no tronco. O paciente ainda tem coceira, febre baixa, pode apresentar vômito e dor de cabeça. Em caso de lesões, a orientação é para que os pais não levem os filhos à escola e procurem a Secretaria de Saúde, para consulta médica.