O Fórum do Cooperativismo possui um novo presidente, Vanderlei Zonta, que irá permanecer à frente do cargo até o ano de 2021. Zonta também é presidente da Cooperativa Dos Produtores Rurais Da Agricultura Familiar De Frederico Westphalen (Coopraff) e, como vice, terá o representante do Grupo Creluz, Nelson Gambin.

A nova direção substitui Loreno Cerutti, da Cresol, que agradeceu e ponderou sobre a sua gestão à frente do fórum. “Cada um de vocês tem uma importância. Todos têm que sobreviver e não precisa ‘matar’ o associado. Não há uma cooperativa forte com um associado fraco. Eu fico muito grato por vocês estarem juntos e com a união de todos vamos ter o crescimento ainda maior das comunidades. Deixo o meu agradecimento especial a cada um que ajudou nesse período”.

“Agradeço aos colegas pela indicação e espero corresponder com a confiança de vocês”, frisou Zonta. O novo presidente do Fórum do Cooperativismo também ressaltou a importância das cooperativas para a região. “O dinheiro que vai para as cooperativas não fica retido. Ele volta a circular e traz muitos empregos para a região”, disse.

Durante o encontro que definiu a nova direção também foi apresentado algumas ações que serão desenvolvidas pelo fórum. Devido a série de restrições impostas pela pandemia, conforme a presidente da unidade de cooperativismo da Emater/RS da região, Márcia Faccin, as atividades deverão ser realizadas de maneira individual pelas cooperativas. “Conseguimos nos reinventar em função da pandemia”, celebrou Márcia.

Já o dia Mundial do Cooperativismo, está previsto para o dia 4 de julho e, nesta data, será realizado um café com a imprensa, na sede da Afucooper. Além disso, entre os dados apresentados aos presentes e a imprensa, está o repasse superior a R$ 2 milhões a hospitais da região, como auxílio no combate ao Coronavírus.

Cooperativismo em pauta

Márcia Faccin também anunciou aos presentes que o tema “Cooperativismo” deverá ser abordado em todas as lives realizadas pelo Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG em julho. No total, deverão ser quatro encontros virtuais que abordarão o tema nas redes sociais.