O sonho de muitas pessoas é ter seu próprio negócio, porém, alguns desistem no meio do caminho pelas dificuldades, sejam financeiras ou burocráticas. Mas isso não aconteceu com os irmãos Josiel Marcos dos Santos e Esequiel Antonio dos Santos, proprietários da Esqmetal Metalúrgica, instalada em Vista Alegre.

Ambos sempre quiseram ser donos de um empreendimento e lutaram muito até conseguir. Esequiel atuava como funcionário, quando surgiu a oportunidade de comprar máquinas de uma metalúrgica que estava encerrando as atividades. “Quando adquiri os equipamentos, trabalhava nos fins de semana e em outros horários vagos, já visando no futuro ter a própria empresa. Como vimos que era viável ter nossa indústria, fomos na prefeitura pedir uma sala no Berçário Industrial e recebemos este apoio do poder público. Desta forma, começamos o nosso empreendimento”, recorda.

Porém, o início foi mais difícil do que os irmãos imaginavam. “Enfrentamos muitas adversidades no começo, trabalhávamos direto, nos feriados e fins de semana. Respeitávamos apenas os dias santos. Abraçamos a empresa com todas as nossas forças e assim fomos evoluindo. Graças a Deus, também já estamos ‘plantando’ a sucessão familiar, pois meus dois filhos já nos ajudam direto e muita facilidade de aprender”, alegra-se Josiel.

Sede própria

Com o tempo, os proprietários construíram a sede própria, com mil metros quadrados, toda preenchida pela fábrica e em constante crescimento, tornando-se referência neste segmento na região.

A qualidade do trabalho e a seriedade nos negócios é destacada pela cliente Bruna Roggia Chiele. “Temos muito prazer, enquanto Construtora Albrum, em poder contar com a Esqmetal. Além de ser da região, o que facilita o acesso, é confiável nas entregas, e faz um serviço de qualidade. Esse relacionamento iniciou quando começamos a atuar com obras públicas, sempre cumprindo prazos, nos dando a atenção que precisávamos e facilitando a negociação. Tivemos várias experiências boas e muitas obras concluídas com a qualidade que esperávamos. No momento que indicamos a trabalho da Esqmetal, sabemos que farão o melhor possível para bem atender os clientes, e isso, para nós, é muito importante”, cita Bruna.

Sicredi

Sempre com o propósito de ajudar os associados a se desenvolverem, a cooperativa fornece o apoio que a empresa necessita. “A Sicredi só somou nas nossas vidas. Tudo o que precisamos, a cooperativa ampara, disponibiliza linha de crédito para ampliar a indústria, comprar máquinas ou mesmo renovar a frota. Ao longo destes 12 anos de empreendimento, a instituição sempre esteve a nossa disposição. Então, com certeza, não crescemos sozinhos, contamos com a confiança dos clientes e o suporte da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG em todas as nossas iniciativas”, relata Esequiel.

A evolução da metalúrgica é mencionada pelo colaborador da cooperativa, Carlos Henrique Lago. “A origem humilde deles e a determinação que sempre tiveram fizeram com que alcançassem o patamar que estão. É uma história que realmente inspira e, para a cooperativa, é uma satisfação saber que podemos ajudá-los a se transformar em uma indústria sólida e de sucesso, atendendo toda a região. Ficamos muito felizes por isso”, conclui Lago.

*Com informações Ascom Sicredi