Cerca de 100 pessoas já haviam procurado a Secretaria de Assistência Social e Habitação até o meio-dia de quarta-feira, 9, buscando informações sobre o programa habitacional Vistas da Colina, que será executado pelo município de Frederico Westphalen, por meio do Minha Casa Minha Vida. As inscrições iniciaram na segunda, 7, e terminam hoje, 11. Serão 36 apartamentos disponíveis, a serem construídos em dois blocos, no bairro Santo Inácio.

Secretária responsável pela pasta, Carla Veroneze explica que além dos critérios divulgados pela prefeitura em edital, como é um financiamento via Caixa Econômica Federal, a instituição financeira exigirá, conforme as regras do programa Minha Casa Minha Vida, uma entrada em dinheiro do beneficiário. “Essa entrada varia de acordo com a renda familiar e idade, por exemplo. Estamos fazendo uma simulação para que as pessoas tenham uma ideia aproximada, já que o valor pode variar um pouco. Por isso, quem quiser pode se informar primeiro sobre os requisitos, antes de investir na documentação necessária, já que alguns documentos têm taxas de emissão, estamos atendendo”, informa.

Critérios

Entre os critérios, os interessados precisam comprovar renda familiar formal de R$ 1,3 mil, com enquadramento nas faixas de renda 2 e 3 do Programa Minha Casa Minha Vida; não ser proprietário de imóvel; não possuir restrição junto aos órgãos de proteção ao crédito e residir no município há, no mínimo, seis meses. Também é necessário apresentar uma série de documentos comprobatórios, que estão especificados na publicação legal.

As inscrições podem ser feitas das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

O projeto

O projeto prevê a construção de dois blocos, cada um com 18 apartamentos, no bairro Santo Inácio, totalizando 36 unidades habitacionais de 41 metros quadrados, com dois quartos, uma sala e cozinha, que podem ser conjugadas, e um banheiro. Já em relação aos equipamentos urbanos, deve ter arruamento interno, com terraplanagem e pavimentação, energia, drenagem das águas pluviais, esgoto sanitário, com rede coletora e ETE, água tratada, guarita, portão eletrônico e cercamento com tela em torno do condomínio. Ainda contará com área de recreação e lazer.