O Vitrine Rural deste sábado, 1º de maio, na 95.9 FM, trouxe muitas informações para os agricultores aumentarem a sua lucratividade em suas respectivas culturas. Comandado por Carlos Alberto Casagrande (Magrão), o programa contou com as presenças do supervisor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar/RS), Diego Coimbra, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Frederico Westphalen (STR/FW), Danilo Vanzin.

O primeiro entrevistado desta edição do Vitrine Rural foi o engenheiro agrônomo e supervisor do Senar/RS, Diego Coimbra. Coimbra falou sobre a atuação da entidade dentro de Frederico Westphalen e como foi a adaptação da entidade para atender a comunidade em meio a pandemia:

- O Senar tem uma história bonita aqui na região. Quando começo a pandemia a gente não tinha o que fazer, pois o nosso trabalho é passar o conhecimento p ara os agricultores. Então nós tivemos que planejar para saber como nós iriamos nos adaptar neste período. A partir desde então, criamos os cursos semipresenciais e só depois os alunos recebem a visita de um técnico do Senar, de forma individual, seguindo os protocolos das autoridades de saúde. Esse curso dá oportunidade ao agricultor, tudo isso, sem sair de casa -, disse Coimbra.

O presidente do STR/FW, Danilo Vanzin, encerrou a edição do Vitrine Rural que foi em homenagem a todos os trabalhadores pelo seu dia. Vanzin saudou o empenho dos agricultores neste período de pandemia, apesar de todas as dificuldades enfrentadas:

- Agricultura foi a única coisa que a pandemia não conseguiu destruir. O agro não parou e é o setor que está salvando o Brasil. O agronegócio está vivendo um momento especial, pois existem mais procuras do que ofertas. Hoje nós somos ‘vendedores’ e antigamente não era assim. Isso é um elemento positivo que eu nunca vivi na minha vida -, argumenta Vanzin.

Confira o podcast do programa aqui

Patrocinadores: Sicredi, Cotrifred, Machado Agropecuária, Sol Sul Energia Solar, Clínica Dentária Dent e Dent, Agroindustrial Agriben Ltda, Bugio Tratores, Copagril, Forzare Agronegócios, Frecar Veículos, Cerealista Rice, Planta Sul, Sementes Cometa, Epagri/SC, Embrapa Trigo Passo Fundo, Makoski Poços Artesianos e Revista Novo Rural.

Emissoras parceiras: Rádio Avenida FM 106.5, de Erval Seco; Rádio Máxima FM 107.5, de Pinheirinho do Vale; Rádio Missões, de Boa Vista das Missões; e Rádio Missioneira, de São Luiz Gonzaga.