O método Coaching está cada vez mais presente na vida das pessoas e das empresas. Com surgimento durante o período pós-moderno, no final do século XX, em um ambiente socioeconômico em rápida mudança, a metodologia conta com diversos estudos e publicações que comprovam os resultados alcançados pelas pessoas e empresas que aplicam o sistema.

Em Frederico Westphalen, nos últimos seis anos, o jornalista e radialista Adelar de Freitas, do Complexo Luz e Alegria, reveza seu tempo na comunicação e na realização de processos de Coaching em grupo ou individual e, recentemente, nas formações de novos Coaches. 

- O processo de Coaching é um poderoso método de desenvolvimento humano que tem como objetivo potencializar ao indivíduo uma percepção de si, do ambiente, de suas competências e habilidades. Desta forma, o profissional que atua diretamente com o cliente é chamado de Coach, o qual realiza o acompanhamento deste indivíduo com foco no objetivo definido a ser alcançado -, explicou.

Desde 1990, Adelar dedica a sua vida profissional à área da comunicação. Um comunicador nato que vivenciou e encarou as mudanças e as transformações de cada época. Como locutor e apresentador iniciou a sua carreira no rádio e, com o avanço da tecnologia, seus conhecimentos foram expandindo. 

Em 2000, ele resolveu investir em um novo ramo da ampla comunicação: o jornal impresso. Na época, comprou o jornal mensal Folha de Palmitinho e o transformou em Jornal Folha do Noroeste. Isso mesmo, o nosso querido Folha! 

Freitas é o precursor de um lindo trabalho que se firma no mercado regional há 25 anos. Após 13 anos à frente do Folha, ele resolveu mudar novamente e retomou a sua caminhada como locutor de rádio, onde permanece até os dias de hoje e, para além, busca por meio do método Coaching, compreender os desafios do desenvolvimento humano.

- Posso dizer que busquei algo novo, me reinventei e me desafiei para melhorar a minha vida pessoal e profissional. E foi então que comecei minha busca pela área holística, primeiramente, em 2014, e logo em seguida para a gestão de pessoas com a formação em Recursos Humanos e na área do Coaching -, afirmou.

Em uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, dados apontam que 48% das empresas utilizam a prática para desenvolver alta performance em competências de lideranças. Aliado a isso, o comunicador e coach explica que seu principal objetivo é acompanhar as pessoas durante um processo de Coaching, que pode levar até três meses, onde o cliente faz uma avaliação do momento atual que vive e define o estado desejado. 

- Aprendi muito nesta área de desenvolvimento humano, principalmente, que todos nós temos capacidades de ir além dos nossos limites quando temos conhecimento de como deve ser feito. Sempre lembro aos meus clientes que não sou médico, psicólogo e não faço diagnósticos, mas sim, que auxílio na identificação dos objetivos das pessoas e aplico o método Coaching com ferramentas que auxiliarão a chegar no seu objetivo proposto -, frisou.

Atualmente, o Coach Adelar se tornou Master Trainer da International Business Coaching Institute (IBCI) do Canadá. A instituição está presente em 13 países e é considerada a maior do mundo. Além da formação em Professional Coach, Adelar disse que trará para a região as formações em Executive Coach e Liderança Organizacional com certificações internacionais. “Meu nível de exigência aumentou, afinal, além de trabalhar com processos de Coaching também estou formando novos Coaches e analistas comportamentais que poderão atuar no mercado que mais cresce. Sinto-me muito feliz, porém, os desafios são enormes para levar o Coaching raiz aos futuros coaches”, finalizou.