O Dia do Psicólogo foi comemorado nesta quarta-feira, 27 de agosto, e para saber um pouco mais sobre o que faz esse profissional da área de saúde, o jornal Folha conversou com a psicóloga Cassiana Facco, que contou o que faz um psicólogo, e algumas curiosidades da profissão. 

Cassiana explicou que o psicólogo é o profissional que estuda o comportamento, a mente humana, seus processos mentais e fenômenos psíquicos, cognitivo, emocional e social. “Além de fazer diagnósticos, ele previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. A função principal é orientar e auxiliar as pessoas a enfrentar suas dificuldades, compreender as causas de seu sofrimento e encontrar formas de superá-lo, chegando ao equilíbrio entre a razão e a emoção”. 

A profissional lembrou que qualquer pessoa, com qualquer idade pode consultar um psicólogo. O acompanhamento é importante tanto para o adulto como para criança porque o profissional vai ajudar a se conhecer e lidar melhor com seus sentimentos. “Não há uma regra ou um momento específico na vida, para que um psicólogo seja procurado. Ao contrário, a ajuda do psicólogo deve ser buscada nos momentos em que a pessoa realmente a deseje, quando percebe que o sofrimento que ela está sentindo está se tornando maior do que ela mesma”, lembrou.

Questionada se as pessoas ainda tinham receio em procurar um psicólogo, Cassiana afirmou que sim, e que é comum ouvir que “quem procura psicólogo está louco”, e comentou sobre isso. “Na verdade, este tipo de fala esconde, ao mesmo tempo, o desconhecimento e o medo que as pessoas têm de enfrentar uma situação absolutamente nova e desconhecida e é justamente o objetivo do nosso trabalho, ajudar as pessoas no autoconhecimento”, afirmou. 

Para outras informações entre em contato através do e-mail: cassifacco@yahoo.com.br ou pelo telefone (55) 3744-4528. O consultório está localizado na rua Miguel Couto, número 690, no Centro de Frederico Westphalen. 

Jessica Hock - saude@folhadonoroeste.com.br